SMA
PUB

Canábis Medicinal: Empresa de investigação quer instalar-se em Abrantes

16/01/2023 às 18:13

A Canguru Foods Lda quer instalar-se em Abrantes, na zona industrial sul, no sentido de construir um edifício destinado à criação de uma unidade industrial para a produção e investigação na área da canábis medicinal.

Esta informação foi conhecida na reunião de Câmara realizada no dia 10 de janeiro de 2023 na qual foi aprovada a candidatura para aquisição de parcela com a área de 6.241,81 m2 no Parque Industrial de Abrantes. Esta empresa, uma sociedade comercial por quotas, com sede na Rua Cidade Nova de Lisboa, quer implantar-se neste segmento com a aposta no setor médico da canábis a crescer, reduzindo os riscos e os custos do cultivo comercial. De acordo com a mesma informação a empresa pretende criar 25 a 30 postos de trabalho até 2028.

De acordo com a informação avançada pelo Município, a empresa “propõe instalar a sua atividade em Abrantes para o desenvolvimento do projeto Bios MCN (Medical Cannabis Nurseries), um fornecedor business-to-business (B2B) de clones de canábis e, para o qual, pretende a aquisição da parcela de zona industrial para posterior construção da sua unidade produtiva e laboratorial.” A mesma nota revela uma intenção de investimento de cerca de 3 milhões de euros.

O Município de Abrantes indica que a empresa tem em “aprovação, junto do INFARMED, o processo de autorização para cultivo da planta da canábis para fins medicinais” e que assim que esteja concluído, “a empresa irá dar início aos trabalhos de preparação do lote e construção do edifício na zona industrial de Abrantes.”

Para o Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, “é com grande agrado que vemos a instalação deste laboratório na nossa zona industrial, junto ao Parque de Ciência e Tecnologia”.

A Canguru Foods, de acordo com a informação avançada pelo Município, tem como sócio gerente Michael Graham Parkes, um cientista de sistemas com mais de 15 anos de experiência em grandes organizações complexas nos setores da alimentação, telecomunicações e energia.

Ainda de acordo com o Município, a “a empresa prevê também a sua expansão na área da investigação que, pela sua proximidade com o Tagusvalley – Parque de Ciência e Tecnologia de Abrantes, irá criar uma sinergia para inovações tecnológicas.”

Partilhar nas redes sociais:
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - fevereiro 2023
Jornal de Abrantes - fevereiro 2023
PUB