Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Chamusca
PUB

Abrantes: Endesa e ISQ Academy lançam curso de «Técnico(a) de Instalações Elétricas e Fotovoltaicas - Autoconsumo»

15/06/2023 às 11:20

A Endesa, em parceria com a ISQ Academy, anuncia agora o lançamento do curso "Técnico(a) de Instalações Elétricas e Fotovoltaicas - Autoconsumo", com o objetivo de promover o desenvolvimento económico e a criação de emprego na região de implantação do Projeto de Transição Justa do Pego.

O curso é gratuito e com uma duração total de 150 horas de formação, destina-se a capacitar 25 indivíduos por edição na área das instalações elétricas e fotovoltaicas, priorizando residentes, pessoas em situação de desemprego e mulheres.

As inscrições para a primeira edição estarão abertas no período de 15 a 19 de junho de 2023.

O curso terá início a 21 de junho e será realizado de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h, nas instalações da Junta de Freguesia do Pego localizado na rua Horta do Cano 134, 2205-308 Pego, Abrantes.

O programa formativo será composto pelos módulos: Eletricidade Geral – Fundamentos (30h); Instalações Elétricas e Fotovoltaicas - Regras Técnicas (30h); Tecnologia Fotovoltaica (PV) e Aplicações (70h); Saúde e segurança em instalações elétricas (20h).

Componente teórica (T): 80h; Componente prática (P): 70h.

Os candidatos selecionados terão acesso a uma formação teórica e prática, “que os vai capacitar e prepará-los para enfrentar os desafios” do setor energético.

Pode inscrever-se através do link https://freeonlinesurveys.com/s/qmKNnadH/i/0 ou através do QR Code que se encontra no final da notícia. Mais informações serão cedidas através do mjroque@isq.pt.

O Plano de Formação da Endesa “reafirma o compromisso da empresa em impulsionar o desenvolvimento económico e social da região” de implantação do Projeto de Transição Justa do Pego.

Com este curso, a Endesa oferece uma oportunidade de aprendizagem “de alta qualidade, capacitando os participantes com conhecimento, teórico e prático, essenciais no setor de instalações elétricas e fotovoltaicas”.

Os candidatos que completarem com sucesso o curso, receberão uma certificação profissional, certificada pela Direção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT), reconhecendo as suas competências e formação na área das instalações elétricas e fotovoltaicas.

No total, estão programadas oito edições para o curso, com duas edições em 2023, quatro em 2024 e mais duas em 2025. Cada edição terá capacidade para 25 pessoas.

 

Plano Global de Formação da Endesa

A proposta apresentada pela Endesa inclui um projeto de formação e de desenvolvimento social e económico para a região.

A Endesa elaborou um Plano Global de formação, que permitirá a reciclagem profissional, abrindo também a possibilidade de futuros empregos para os desempregados da região. Este Plano Global de Formação inclui cursos que vão desde a construção e instalação de centrais solares, à operação e manutenção de centrais renováveis. Adicionalmente, inclui atividades do setor primário, uma vez que estas vão passar a fazer parte da atividade de todas as instalações da Endesa, que vão integrar agricultura ou apicultura entre os painéis. Também estão incluídos cursos de competências transversais, na área de gestão e tecnologia.

As iniciativas do Plano Global de Formação destinam-se principalmente aos habitantes da região de implantação do Projeto de Transição Justa do Pego, sendo dada prioridade de acesso a residentes, pessoas em situação de desemprego e mulheres.

Esta formação é essencial na abordagem aos novos projetos de energias renováveis ​​da Endesa na região, pois será necessária mão-de-obra qualificada. A Endesa compromete-se a criar 75 postos de trabalho diretos permanentes, recorrendo prioritariamente a mão-de-obra de antigos trabalhadores da Central do Pego.

 

 

Partilhar nas redes sociais:
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - novembro 2023
Jornal de Abrantes - novembro 2023