Antena Livre
Deseja receber notificações?
CIMT
PUB

Autarquias: Gavião inaugura incubadora de empresas após investir 1,4ME

11/03/2023 às 11:20
O ministro do Planeamento

A Câmara de Gavião (Portalegre) inaugura este sábado na vila uma incubadora de empresas não tecnológicas, com capacidade para acolher 12 negócios, num investimento de 1,4 milhões de euros, disse hoje o presidente do município.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara de Gavião, José Pio, disse que a incubadora, situada no logradouro do antigo edifício do seminário, vai ser inaugurada numa cerimónia marcada para as 11:00.

“Este espaço está situado no centro da vila, de fácil acessibilidade, tem um auditório para os empresários usarem, uma sala de reuniões, serviços de receção e apoio, amplos, com iluminação espetacular. Tem todas as condições para os empresários”, realçou.

Além desta oferta, a incubadora de empresas está dotada de oficinas, gabinetes, serviços e espaços de ‘coworking’.

O projeto, que tem como objetivo “atrair investimento” para o concelho, foi financiado em 85% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), cabendo a restante verba à autarquia.

“Este é um projeto que já foi pensado há uns anos, em 2017”, recordou o autarca.

Segundo José Pio, já no sábado, o município vai assinar protocolos com quatro empresas para se fixarem na incubadora, estando “outras quatro empresas interessadas” em ocupar também aquele espaço.

Uma associação de produtores florestais, uma clínica de reabilitação, uma empresa de desporto aventura e um escritório de advogados e mediação familiar vão ‘estrear’ esta nova valência em Gavião.

Quanto aos interessados são uma empresa área das energias renováveis, uma de artesanato, outra do ramo agrícola e, inclusive, um laboratório de perfumaria e detergentes, indicou à Lusa o presidente da câmara.

“Além destes protocolos, vamos assinar mais outros dois com os politécnicos de Tomar (Santarém) e de Portalegre, no sentido de dinamizarem aquele espaço”, disse.

De acordo com o autarca, o protocolo como o Instituto Politécnico de Tomar vai ser assinado “a pensar” no curso de conservação e restauro que é ministrado naquele estabelecimento de ensino e, no caso do Instituto Politécnico de Portalegre, tendo em conta a área das energias renováveis.

Em comunicado enviado à Lusa, o Ministério da Coesão Territorial revelou hoje que a cerimónia de inauguração da incubadora de empresas ão tecnológicas vai ser presidida pela respetiva ministra, Ana Abrunhosa.

Lusa

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - fevereiro 2024
Jornal de Abrantes - fevereiro 2024
PUB