O Comando Territorial de Santarém da GNR, através do Destacamento Territorial de Torres Novas, localizou um rapaz de 11 anos que se encontrava desaparecido no concelho da Chamusca.
Em comunicado, esta quarta-feira, a GNR revelou que a criança desapareceu no dia 25 de abril, o que desencadeou uma operação policial de busca.
A missão contou com “emprego de diversas valências do serviço territorial e de intervenção, com o apoio de binómios do Grupo de Intervenção Cinotécnico (GIC) da Unidade de Intervenção (UI) e de uma equipa de Unmanned Aircraft System (UAS) da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS). Além disso, participaram ainda nas buscas os Bombeiros Voluntários da Chamusca, bem como o drone da Força Especial de Proteção Civil, a Proteção Civil da Chamusca e cidadãos daquela localidade”, informou a GNR.
O rapaz viria a ser localizado no dia seguinte ao do desaparecimento, “na madrugada do dia 26 de abril, por um binómio do Grupo de Intervenção Cinotécnico, em boas condições de saúde, tendo sido encaminhado para observação e análise em unidade hospitalar”.
"No seguimento das diligências policiais, na madrugada do dia 26 de abril, o cidadão foi localizado , lê-se na mesma nota.
A operação contou com o empenhamento de 36 militares da GNR.
Na nota, a GNR avançou ainda que “a Guarda Nacional Republicana releva o sucesso desta missão, a qual permitiu salvaguardar uma vida humana, destacando a relevância do emprego de diversos meios e valências, nomeadamente com destaque para os meios cinotécnicos e para as aeronaves não tripuladas (ANT)”.