A Turismo Centro de Portugal apresentou esta quarta-feira, dia 29, o “Guia das Estações Náuticas do Centro de Portugal”, uma publicação de 40 páginas que resulta de uma colaboração com o Boa Cama Boa Mesa, plataforma de comunicação do Grupo Impresa. O Guia vai ser oferecido na próxima sexta-feira, encartado no jornal Expresso.
O guia, com 40 páginas, dá a conhecer as principais infraestruturas ligadas às atividades náuticas das 11 Estações Náuticas (EN) certificadas na região, sugerindo também visitas e experiências que se podem usufruir nestes locais e nas zonas envolventes.
As Estações Náuticas são uma rede de oferta turística náutica de qualidade, que aposta na valorização integrada dos recursos náuticos, oferecendo também elementos como alojamento, restauração, atividades náuticas e outros serviços relevantes para criar experiências diversificadas e integradas. A rede é nacional e surgiu na sequência do projeto Portugal Náutico, levado a cabo pela Associação Empresarial de Portugal e pelo Fórum Oceano.
Na região Centro de Portugal contam-se 11 Estações Náuticas certificadas, que envolvem centenas de parceiros, desde empresas de animação turística, operadores marítimo-turísticos, agências de viagem, alojamento local, empreendimentos turísticos e restaurantes, entre outros. No litoral, encontram-se as EN de Aveiro, Vagos, Ílhavo, Murtosa, Estarreja, Ovar e Oeste. No interior, são as EN de Castelo do Bode, Pedrógão Grande, Penamacor e Alto Côa/Sabugal.
A apresentação do “Guia das Estações Náuticas do Centro de Portugal” decorreu no Navio-Museu Santo André, na Gafanha da Nazaré, Ílhavo, e contou com a presença do presidente da Turismo Centro de Portugal, do coordenador da Rede das Estações Náuticas de Portugal, dos autarcas das 11 EN da região e do diretor de negócios do jornal Expresso.
Durante a iniciativa, Raul Almeida, presidente da Turismo Centro de Portugal, destacou a importância desta guia. “As estações náuticas são um produto turístico que tem merecido a aposta da Turismo do Centro ao longo dos anos. Inserem-se na ambição de querermos estruturar mais oferta de qualidade para os turistas que nos visitam. As Estações Náuticas trazem-nos essa qualidade. Saliento também o facto de cada vez mais municípios do interior da região aceitarem o desafio de terem estações náuticas. Isso traz-nos uma grande satisfação”, sublinhou.
António José Correia, coordenador da Rede das Estações Náuticas de Portugal, elogiou o facto de este guia constituir “uma oportunidade para descobrir o Centro de Portugal, uma região com uma oferta muito rica”. “Este produto tem por detrás um trabalho cimentado de colaboração. Hoje somos onze estações náuticas na região Centro, mas já estão outras na calha. Este guia é um prémio para todas”.
Já Miguel Pacheco, diretor de negócios do Expresso, salientou que vão ser distribuídos entre 50 e 60 mil guias em papel, além de chegarem também aos 50 mil assinantes digitais que vão ler o jornal Expresso. “Temos procurado apresentar novos produtos, novas ideias, e a Turismo do Centro tem sido um parceiro importante para mostrar que Portugal não se resume a Lisboa, Porto e Algarve, mas que há muito mais para experimentar”, considerou.
Por parte do município anfitrião, João Campolargo, presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, agradeceu a presença de todos e salientou o trabalho que o município tem feito na estruturação deste produto: “A Estação Náutica de Ílhavo conta já com 49 parceiros, em que se incluem empresas de animação turística, alojamentos, comércio e serviços, que possibilitam uma visita muito qualificada ao nosso território”.