Antena Livre
Deseja receber notificações?

Política: João Morgado foi eleito presidente da JSD Distrital de Santarém (C/ Áudio)

7/04/2025 às 15:09

O abrantino João Morgado foi eleito presidente da JSD distrital de Santarém. O Congresso realizou-se no sábado, num Cineteatro de Constância repleto de juventude.

Sob o mote «Fazer Santarém Crescer», a candidatura encabeçada por João Morgado foi a grande vencedora no Congresso Distrital, obtendo 40 votos, contra 11 da lista adversária.

No seu discurso de vitória, o jovem abrantino afirmou que “hoje terminou um período eleitoral como há muitos anos a JSD não via no distrito de Santarém. Pela primeira vez em 12 anos, a JSD de Santarém volta a ter eleições disputadas, o que é prova de duas coisas: que a JSD está viva no Distrito e que tem força, dinamismo e ideias”.

Agradeceu “a todos aqueles que se envolveram neste processo, de ambas as candidaturas. Que dispuseram do seu tempo, que colocaram as suas ideias ao serviço da JSD. “Quem ganhou hoje foi a JSD Distrital de Santarém”, disse.

O novo presidente dos jovens sociais democratas em Santarém afirmou ainda que “a partir de hoje, estamos todos juntos, porque só se formos um distrito a uma voz se poderá fazer Santarém crescer”. E para isso, João Morgado já definiu objetivos. Reconheceu que “será fundamental reforçar a militância e a presença da JSD em todos os municípios do distrito” e que há agora “uma oportunidade de ouro, com as eleições autárquicas, para nos aproximarmos de vários jovens, nos vários concelhos. A distrital estará atenta e empenhada nessa tarefa”. Para isso, garantiu que “estes jovens continuarão a ter todas as formações e atividades necessárias para os preparar para serem os melhores autarcas do distrito, diversificando também as temáticas abordadas nas nossas formações”.

Contudo, também houve recados para o Partido. “Não se esqueçam que a JSD está disponível, não só para abanar as bandeiras e colar os cartazes, mas também para ser parte, para ter voz ativa, para estar, quando necessário, a dar a cara por projetos. Não temos medo”, declarou. Já no que diz respeito aos “pilares que irão nortear a atuação desta Comissão Política”, João Morgado referiu “a afirmação política, a proximidade e a capacitação”. Um outro “foco fundamental” estará na reativação das concelhias inativas.

“Uma atenção especial na educação e na saúde, bem como na inovação e no empreendedorismo. Queremos continuar a aposta na comunicação, uma marca da JSD Distrital de Santarém. Queremos ter um olhar atento sobre a sustentabilidade e o ambiente, não esquecendo a mancha florestal que temos. Não nos calaremos e iremos reivindicar melhor mobilidade dentro e fora do distrito, melhores condições de emprego e habitação aqui, nas nossas terras. Queremos ser agentes também da promoção do nosso território, pois somos um distrito com tanto por explorar”, afirmou o líder da JSD Distrital.

Quem também marcou presença no Congresso da JSD Distrital foi o cabeça de lista das Legislativas do PSD ao círculo de Santarém. Fernando Alexandre dirigiu-se aos jovens agradecendo o facto de lutarem pelos seus objetivos e disse “já me sinto em casa”. Deu os parabéns “ao João Morgado e à nova equipa” mas também à candidatura encabeçada por Paulo Oliveira, “porque isso é democracia”.

Não fugindo às suas funções enquanto ministro da Educação, Fernando Alexandre “com humildade”, referiu que “não estamos a fazer tudo bem mas estamos a fazer uma mudança grande no país” e confessou que “gosto mesmo do que estou a fazer e gostava mesmo de continuar porque estamos no início”. E declarou que “acho que não é por acaso que nos quiseram parar. É porque perceberam que estávamos a entrar num momento que era imparável (...) e travaram o nosso ímpeto transformador e de mudança”.

Falando novamente para os jovens, considerou que “a intervenção política da juventude é essencial” e lembrou que “a JSD tem dado grande líderes ao Partido”.

Com uma vitória por uma margem larga, João Morgado consegue assim a Distrital, cerca de 30 anos após o último abrantino ter sido eleito para este órgão. Tratou-se de Pedro Marques e agora, apenas dois anos após ter reativado a Comissão Política da JSD em Abrantes, consegue vencer a Distrital.

Após a vitória, em declarações aos jornalistas, João Morgado falou dos objetivos da JSD Distrital, num ano em que a mobilização está em altas devidos aos atos eleitorais que se aproximam.

Questionado sobre o que o move nesta corrida, João Morgado, que também integra a lista do PSD às legislativas, fala de objetivos para o distrito mas também deixa um olhar sobre as Autárquicas no concelho de Abrantes e o que os jovens esperam dos seus líderes.

Fernando Alexandre, aos jornalistas, destacou o dinamismo da JSD de Santarém e prometeu ouvi-los. Quanto aos problemas do distrito, o cabeça de lista por Santarém nas Legislativas disse conhecer bem o território.

No Congresso da JSD Distrital também foi feita uma homenagem aos antigos presidentes desta estrutura partidária.

 

Galeria de Imagens

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - abril 2025
Jornal de Abrantes - abril 2025
PUB