Antena Livre
Deseja receber notificações?
CIMT
PUB

Nersant: Luís Ferreira é o novo presidente da Comissão Executiva

28/03/2023 às 11:51
Domingos Chambel e Luís Ferreira

A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém tem um novo presidente da Comissão Executiva. Luís Ferreira, “profissional com um currículo exemplar”, foi apresentado na tarde de ontem aos colaboradores da associação.

Após a saída de António Campos, a Direção da associação nomeou um novo presidente da Comissão Executiva, que acaba de ser apresentado aos colaboradores da associação. Trata-se de Luís Ferreira, doutorado em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, possuindo ainda Mestrado e Licenciatura na mesma área. No seu currículo, contam-se cargos de direção (técnica e de produção) e de chefia em diversas empresas, nomeadamente no setor aeronáutico, metalúrgico e dos moldes. Foi membro da direção da Tagusvalley e do LINE - Laboratório de Inovação Industrial e Empresarial, onde coordenou e desenvolveu projetos de investigação aplicada para empresas nacionais e internacionais. Efetua, desde 2017, projetos na área da metalomecânica para as empresas IPIACNery e Maemor, para além da conceção de máquinas e equipamentos usando o programa SolidWorks.

Possui ainda vasta experiência na área académica, nomeadamente em cargos e funções de direção em Portugal e Angola, destacando-se o cargo de diretor geral da EFTA - Escola de Formação Tecnológica de Angola, em Viana (Luanda), o cargo de diretor da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes do Instituto Politécnico de Tomar, o cargo de diretor no CEPE - Centro Estudos Politécnicos do Entroncamento e de coordenador do Núcleo de Engenharia Mecânica no ISPTEC - Instituto Superior de Tecnologias e Ciências (Sonangol Institute), em Angola.

Lecionou ainda cadeiras em diversas instituições de Ensino Superior em Portugal e Angola, nomeadamente Organização de Empresas dos cursos Superiores de Gestão de Empresas e de Engenharia Eletrotécnica Industrial no ISLA, e Computação Gráfica, Mecânica dos Meios Contínuos e Tecnologia Mecânica I no Instituto Superior dos Transportes. Lecionou ainda na Universidade PIAGET de Angola, no curso de Engenharia Eletromecânica e Engenharia Civil, as disciplinas de Desenho Assistido por Computador (CAD), Fabricação Assistida por Computador (CAM), Mecânica Aplicada, Resistência dos Materiais e Elementos Finitos. No ISPTEC (Angola), lecionou as cadeiras de Introdução ao CNC, Resistência dos Materiais, Mecanismos, Desenho Assistido por Computador (Autocad e SolidWorks) e Organização de Empresas. Atualmente leciona no ISLA Santarém as disciplinas de Matemática I e Matemática II, Física I, Física II, Desenho Técnico, Materiais e Tecnologia da Construção, Processos de Fabrico, Tecnologia dos Materiais e Gestão de Equipamentos de Medição.

Ao longo da sua carreira, participou em diversos congressos, conferências e reuniões científicas, muitos delas enquanto orador, e possui ainda diversas publicações científicas no âmbito da Engenharia Mecânica. Atualmente está a concluir um livro intitulado Métodos de Resolução em Resistência dos Materiais.

Fotos: Nersant

Galeria de Imagens

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - junho 2024
Jornal de Abrantes - junho 2024
PUB