A NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém e a CCDRC - Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro deram início, no mês de julho, a um conjunto de reuniões com empresas para a apresentação do projeto CR Inove - Catalisador Regional de Inovação da Região Centro.
Liderado pela CCDRC com parceria da NERSANT, o CR Inove é um projeto piloto que visa promover a inovação na região Centro através da interação com as entidades do sistema científico e tecnológico (SCTN) e o tecido empresarial, estando entre os seus objetivos a transferência de tecnologia e o apoio à inovação nas empresas da região.
Atualmente, o projeto CR Inove desenvolve duas iniciativas principais dirigidas às empresas: o INEC - Ideias Novas em Empresas Consolidadas, que pretende integrar tecnologias desenvolvidas pelo SCTN nas empresas, impulsionando o processo de inovação e competitividade; e o Consultório de Empresas, focado na identificação de soluções tecnológicas para os desafios e problemas enfrentados pelas empresas, através da colaboração com entidades do SCTN.
As reuniões contaram com a presença de Rui Serrano, vice-presidente da Direção da NERSANT e de Isabel Machado, pivot do CR Inove para a região do Médio Tejo. As empresas envolvidas nestas primeiras reuniões foram a RSTJ (com sede na Chamusca, Lezíria do Tejo, mas raio de ação abrangente no Médio Tejo), Victor Guedes (Abrantes), Sofalca (Abrantes), FC2TEC (Abrantes), Templarluz (Tomar), JJM Esperança (Tomar) e Unidade Local de Saúde do Médio Tejo, E.P.E. (Abrantes).
“Estas reuniões representam um passo importante na promoção da inovação e na criação de sinergias entre o tecido empresarial e as entidades científicas e tecnológicas, reforçando o compromisso da NERSANT e da CCDRC em impulsionar o desenvolvimento económico e tecnológico da região Centro”, referiu Rui Serrano, vice-presidente da Direção da NERSANT, em relação à iniciativa, acrescentando que o périplo de visitas a empresas do Médio Tejo “retoma em setembro”.