Antena Livre
Deseja receber notificações?

Esperio: Os mercados são empurrados para baixo como o fim de um ciclo Hawkish não está em lado nenhum em Sight

21/02/2023 às 09:31

O sentimento geral do mercado parece ter-se transformado num cêntimo, com os principais índices de acções tanto nos Estados Unidos como na Europa a descer no final de uma semana mista. Com algum grau de certeza, tornou-se claro que Wall Street ia fechar em território negativo quando o Índice de Preços do Produtor (PPI) foi divulgado. De acordo com o Departamento do Trabalho dos E.U.A., o PPI saltou mês a mês 0,7% em Janeiro, em contraste com um declínio de 0,2% da inflação dos factores de produção em Dezembro. Esta foi também a maior subida em sete meses.

O consenso da sondagem de especialistas previu que o PPI dos EUA iria diminuir de 6,2% para 5,4%. A fria realidade, porém, revela uma revisão bastante dolorosa dos dados de Dezembro de 6,5% em comparação com um desempenho de 6,0% em Janeiro.

Após um crescimento mensal de 0,5% nos preços ao consumidor em Janeiro, a inflação persistente para os fabricantes enterrou quaisquer hipóteses de uma pausa precoce na trajectória de subida da taxa da Reserva Federal (Fed). Os rumores de um possível movimento de 50 pontos de base na próxima reunião do Fed agitaram a comunidade de Wall Street, embora a multidão e os grandes estrategas de fundos estivessem convencidos de que apenas um ou dois passos de 0,25%, na pior das hipóteses, seriam dados.

Loretta Mester, uma reputada governadora do Banco Central de Cleveland, viu um "argumento económico convincente" por ter dado mais 50 pontos de base na recente reunião do Fed, a 1 de Fevereiro, quando o Fed decidiu dar um pequeno passo de 25 pontos de base. Loretta Mester não é um membro votante, como James Bullard, o chefe da agência do Fed em St. Louis, que confirmou que também empurrou os seus colegas para mais 50 pontos de base. Isto é necessário para "travar a tendência desinflacionista durante 2023", e "eu não descartaria nada para essa reunião ou qualquer reunião no futuro", acrescentou ele. O analista Esperio observa que mesmo os membros sem direito a voto agiram frequentemente como porta-vozes do estreito círculo do Fed no passado para preparar a opinião pública.

Entretanto, o PPI alemão mostrou uma subida de 17,8% para os fabricantes versus uma suposta descida para 16,4% na previsão de consenso, enquanto que o índice harmonizado francês de preços ao consumidor estava a 7,0% versus a sua recente descida temporária para 6,7%. Isto significa que uma posição dura do Banco Central Europeu (BCE) é claramente inevitável. "Ainda estamos longe de reivindicar a vitória", disse a oradora do BCE Isabel Schnabel. Referindo-se à força das pressões subjacentes aos preços e aos aumentos salariais mais rápidos, acrescentou "talvez tenhamos de agir com mais força", enquanto as estratégias de risco dos investidores estão a subestimar a persistência da inflação. Isso foi dias depois de a presidente do BCE, Christine Lagarde, ter defendido outra subida de meio ponto em Março.

"U.S. Rates May Be Heading Higher Than Wall Street or the Fed Think", foi a nova manchete de um artigo analítico da Bloomberg. Não admira que as acções tenham voltado a cair, pois muitos acham que não há tempo a perder. O índice do dólar americano acrescentou quase 4% em comparação com o seu ponto mais baixo no início de Fevereiro, enquanto o EUR/USD foi negociado a quase 1,06 após os recentes picos acima de 1,10, e o GBP/USD fechou a semana abaixo da sua barreira psicológica de 1,20 pela primeira vez desde meados de Novembro.

Alex Boltyan, senior analyst of Esperio company

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
Palavras chave:
Esperio
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - novembro 2024
Jornal de Abrantes - novembro 2024
PUB