Antena Livre
Deseja receber notificações?

Natureza: Parque Natural da Serra de São Mamede 'ganha' centro interpretativo em Portalegre

6/02/2025 às 14:55

Um centro interpretativo do Parque Natural da Serra de São Mamede (PNSSM) vai ser inaugurado no sábado, em Portalegre, no emblemático edifício da Quinta da Saúde, num investimento de 740 mil euros, foi hoje divulgado.

Em declarações à agência Lusa, a presidente da Câmara de Portalegre, Fermelinda Carvalho, indicou que a Quinta da Saúde, espaço turístico encerrado há vários anos e situado na Serra de São Mamede, foi alvo de obras de reabilitação, acolhendo agora o centro de interpretação, a inaugurar às 15:00.

O projeto, designado Porta do Parque, está inserido na estratégia do modelo de cogestão do PNSSM, que teve início em 2020 e envolve os municípios de Arronches, Castelo de Vide, Portalegre e Marvão.

De acordo com a autarca, os outros três municípios envolvidos na cogestão do PNSSM vão também criar projetos idênticos nos seus territórios, sendo o de Portalegre o primeiro a ser inaugurado.

“Na Porta do Parque em Portalegre vamos explicar o que é o PNSSM” e “o espaço vai estar dotado de fotografias, com equipamentos multimédia, uma mesa interativa, televisões que vão passar imagens da área, entre outras ferramentas”, disse.

O piso superior do edifício da Quinta da Saúde vai também, “em breve”, reabrir ao público, estando previsto acolher um restaurante, atividade económica que já era desenvolvida naquele piso antes de encerrar ao público, há vários anos.

“É uma casa com muita história, que a todos nós nos diz muito, localizada em pleno parque”, destacou.

Fermelinda Carvalho explicou ainda que este projeto resulta de uma candidatura ao Turismo de Portugal, tendo tido inicialmente como objetivo a criação do centro interpretativo.

“A recuperação do edifício era importante, mas, depois, não ter utilização [no piso superior] não faria grande sentido e pedi uma autorização ao Turismo de Portugal para que pudéssemos abrir um restaurante”, o que acabou por ser aprovado, disse.

O projeto, referiu a autarca, contou com um investimento de 740 mil euros. A câmara suportou “cerca de 60%” desse valor e os restantes 40% foram da responsabilidade do Turismo de Portugal.

Fermelinda Carvalho revelou ainda que este é o primeiro projeto que está em curso para aquela área do PNSSM e indicou que, no espaço contíguo à Quinta da Saúde, situam-se o Parque de Campismo de Portalegre e o antigo campo de ténis da cidade.

“Nós vamos lançar concurso público [para a reabilitação] do parque de campismo dentro de pouco tempo. Já candidatámos [a obra] a fundos comunitários”, com a previsão de “um investimento de cerca de 1,2 milhões de euros”, revelou.

Para Fermelinda Carvalho, “o sonho” passa por reabilitar toda a zona envolvente à Quinta da Saúde, para que aquela zona da Serra de São Mamede “volte a ter a dinâmica que já teve em tempos”.

Lusa

 

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - fevereiro 2025
Jornal de Abrantes - fevereiro 2025
PUB