Estalou o verniz!
O PPD/PSD Partido Social Democrata de Abrantes solidarizou-se esta quinta-feira com o seu vereador Vítor Moura, após este ter sido acusado por um membro do movimento ALTERNATIVAcom, numa publicação nas redes sociais, de se identificar com Vladimir Putin, ao defeder a instalação da ESTA no Regimento de Apoio Militar de Emergência.
Em comunicado, o PSD de Abrantes diz estar “pronto para defender o vereador sempre que se justificar”. E que “não aceitará que se mantenham estes ataques despudorados por parte de uma força política que, passo a citar, entre outras, tanto critica a falta de saber estar do Senhor Presidente da Câmara de Abrantes, mas, pelos vistos, prega como Frei Tomás...”
O comunicado em causa tem a ver com uma publicação do eleito do movimento Alternativacom na Assembleia Municipal, José Rafael Nascimento, após a reunião do executivo da última terça-feira... mas já lá vamos.
É que esta situação tem antecedentes pois, como já aqui demos conta, José Rafael Nascimento marcou presença na reunião de câmara e, no período do público, em nome do grupo Amigos do Mercado de Abrantes, defendeu a manutenção do mercado diário no antigo edifício e criticou a requalificação e o novo projeto em curso para o edifício.
O vereador do PSD questionou a legitimidade de José Rafael Nascimento se intitular como porta voz e coordenador do grupo, dizendo que também ele é amigo do mercado e não aceitando lições de ninguém no que que à defesa do Mercado Diário diz respeito. Lembrou que o PSD foi o primeiro partido político a defender a continuidade do edifício. Ver em https://www.antenalivre.pt/noticias/amigos-do-mercado-marcaram-presenca-na-reuniao-do-executivo-e-criticaram-novo-edificio-c-audio.
Após as acusações, as publicações que se seguiram nas redes sociais, visando o vereador Vítor Moura, levaram o PSD de Abrantes a reagir.
José Rafael Nascimento escreveu nas redes sociais: “O vereador Vítor Moura (PSD) voltou hoje a defender que as novas instalações pedagógicas e residenciais da ESTA/IPT se situem no Quartel do RAME (!!!).
Felizmente não foi aprovada tão estrambólica proposta, certamente do agrado de Vladimir Putin, mas não dos alunos e familiares dos jovens estudantes.
É não se ter noção do que é o ensino superior e de como atrair estudantes nacionais e estrangeiros. Obviamente que o Movimento ALTERNATIVAcom votou a favor da solução proposta pelo executivo”.
Agora, o PSD de Abrantes exige, para além de “um pedido de desculpas público”, uma “reunião com o vereador Vasco Damas, na qualidade de líder do movimento, para que se possa recuperar a paz perdida”.
O PSD diz que José Rafael Nascimento utilizou as redes sociais para “urdir considerações palavrosas e despropositadamente agressivas contra a posição do Vereador do PSD, Vítor Moura, que defende que as novas instalações pedagógicas e residenciais da ESTA/IPT se situem no Quartel do RAME”.
No mesmo comunicado, os sociais democratas dizem que o PSD de Abrantes está confortável com a divergência de ideias e, “até compreende que a dialéctica política implique, por vezes, uma linguagem mais contundente, mas não pode compactuar com referências a Vladimir Putin, tentando estabelecer uma tresloucada ligação entre um dos partidos fundadores da democracia portuguesa, com créditos e currículo firmados, e um ditador que iniciou uma guerra sanguinária que muita morte e dor vem causando ao povo ucraniano. Esta conexão é um insulto gratuito ao PSD, que não pode passar em branco, não sendo aceitável que eleitos do Movimento Alternativacom exibam preocupantes dificuldades de autocontrolo que ferem a boa relação institucional entre as duas forças políticas”.
O PSD de Abrantes diz ainda saber “destrinçar as condutas civilizadas e construtivas do Vereador Vasco Damas, líder e ideólogo do Movimento Alternativacom, a quem reconhece uma postura de diálogo e cooperação institucionais, mesmo quando há divergências de opinião, mas também não pode fingir que, apesar de certas presunçosas auto-intitulações, José Rafael Nascimento não é figura relevante desse mesmo grupo de cidadãos politizados e que invocou essa sua condição para fazer um ataque desgarrado e vexaminoso, repetido noutros comentários e publicações, ao vereador do PSD de Abrantes”.
O PPD/PSD Partido Social Democrata de Abrantes vem, então, exigir um pedido de desculpas formal ao Movimento ALTERNATIVAcom.