Aconteceu esta sexta-feira, no Jardim da República, em Abrantes, a cerimónia do juramento de bandeira do 5º curso de formação geral comum de praças do exército 2018.
Prestaram juramento 49 soldados recrutas, dos quais 8 do sexo feminino e 41 do sexo masculino.
A cerimónia começou às 11 horas e seguiu-se o protocolo definido: a continência das forças em parada ao Comandante das Forças Terrestres, a integração do Estandarte Nacional na Formatura Geral e a imposição de Condecorações a Antigos Combatentes.
O Chefe da Secretaria do Comando anunciou a atribuição da medalha de comportamento exemplar ao militar de serviço efetivo, sem qualquer pena disciplinar ou criminal, ao Tenente Coronel da Infantaria António Marques de Almeida Ferreira.
Foi anunciado também o soldado-recruta que mais se distingui durante a instrução básica do 5º curso geral de formação do exército 2018: Hernâni Manuel Rocha, com a classificação final de 17,16 valores.
Soldado-recruta distinguido no curso
Em seguida, procedeu-se à alocução feita pelo Comandante da Companhia de Formação, que destacou os homens e mulheres que “deixaram tudo para trás, e voluntariamente, entraram no Regimento de Apoio Militar de Emergência para prestar serviço militar no exército”.
O Comandante da Companhia de Formação destacou a honra, coragem, dedicação, generosidade e auto controlo como características a serem postas em prática “para o resto da vida” e declarou aos soldados formados que se chegaram a esta etapa é porque “têm as condições básicas para serem soldados de Portugal”. Realça ainda a união: “aquilo que vos une hoje é maior do que aquilo que vos separa”.
Perseverança foi uma das palavras que ecoou numa cerimónia repleta de familiares e curiosos, onde esteve presente a Presidente da Câmara Municial de Abrantes, Maria do Céu Albuquerque.
Depois da leitura dos Deveres Militares, aconteceu o esperado Juramento da Bandeira e a imposição de boinas.
Destacaram-se três soldados recrutas: no âmbito escolar, Hernâni Manuel Rocha com 18,91 valores; no âmbito pessoal, Ana Margarida Rodrigues com 16 valores; e no desembaraço físico, Marco José Loureano Canhol com 17,06 valores.
A cerimónia terminou com uma atuação da Banda do Exército.
Os militares que terminaram o 5º curso de formação geral do exército vão receber um certificado das competências de formação profissional obtidas, validadas pela agência nacional para a qualificação do ensino profissional.
Ana Rita Cristóvão
Estagiária