Como forma de reconhecer e valorizar o mérito, esforço e dedicação ao trabalho escolar, o Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes voltou a premiar os alunos que, no ano letivo 2016/2017, se destacaram quer pelo seu aproveitamento, quer pelas suas atitudes e integraram os quadros de Mérito e de Valor.
As cerimónias de entrega dos Diplomas do Quadro de Mérito e de Valor do Agrupamento realizaram-se no dia 15 de dezembro, na EB D. Miguel de Almeida, no período da manhã, para os alunos dos 1º, 2º e 3º ciclos e, na Escola Secundária Dr. Solano de Abreu, no período da tarde, para os alunos do 3º ciclo e ensino secundário, cursos científico-humanísticos e profissionais. Ambas contaram, também, com a presença dos pais e encarregados de educação, os quais, mais uma vez, demonstraram ser participantes ativos na promoção e desenvolvimento do sucesso educativo dos seus educandos.
Esta celebração do “empenho” e do “reconhecimento” do mérito assume-se, também, no caso dos alunos do 12º ano, como o culminar de um percurso que teve o seu auge aquando das colocações no ensino superior, no ano letivo 2016/2017.
Da análise dos resultados dos alunos da ESSA, in Exames Nacionais Ensino Superior (ENES), no concurso nacional de acesso ao ensino superior, 1ª Fase, inscreveram-se a exame 331 alunos, manifestaram intenção de candidatura 185 e apresentaram formalmente a sua candidatura, 98, sendo colocados na 1ª fase, 89 alunos.
Os cursos onde se verificou maior número de colocações foram os de Sociologia, Enfermagem, Medicina, Serviço Social regular e pós-laboral, Bioquímica, Comunicação Social, Gestão de Empresas, Gestão dos Recursos Humanos (regime pós-laboral), Engenharia Informática e de Computadores, Geologia, Gestão, Jornalismo, Relações Internacionais e Ciências Farmacêuticas, sendo de realçar os cinco alunos colocados em Medicina, mas também sete colocações em Sociologia, cinco em Enfermagem e quatro em Serviço Social.