Professoras do ILC, Helena e Filomena seguraram na placa que oficializou a parceria
O ILC, Instituto de Línguas do Centro, em Abrantes, formalizou hoje uma parceria com a Universidade de Cambridge para levar a cabo o projeto Cambridge Learning Partner, que vai permitir aos alunos uma série de oportunidades no país e lá fora.
Sob a gestão de Helena Alcobia e Filomena Pereira, ambas docentes de inglês, o ILC é o primeiro centro de línguas no país a formalizar esta parceria.
Na cerimónia de entrega da placa que oficializou o momento, marcou presença João Pedro Bernardino, representante da Universidade de Cambridge em Portugal.
Em declarações à Antena Livre, o responsável explicou que a parceria estabelecida “vai dar frutos, porque a Universidade da Cambridge quer que os nossos professores tenham a melhor preparação e os alunos a melhor qualidade de ensino”.
“Esta parceria implica uma formação permanente dos professores, implica que eles tenham os materiais adequados para que os alunos tenham sucesso nos exames e implica que este centro certifique os alunos para o futuro”, acrescentou o responsável.
João Pedro Bernardino avançou que é a primeira vez que a Cambridge está a levar a cabo estas parcerias em Portugal e o ILC em Portugal foi o primeiro que aderiu “por dimensão, por prestígio e por forma de trabalho”.
O responsável salientou ainda que “com o exame da Cambridge os alunos dispõem de uma mais-valia para entrarem no mercado de trabalho em Portugal e lá fora. Esta certificação é única, é fidedigna e tem uma chancela com mais de 500 anos e como detentores dos exames queremos que eles sejam mais divulgados e que cheguem a todos os alunos”.
Por sua vez, Helena Alcobia e Filomena Pereira congratularam-se com o momento e afirmaram à Antena Livre que se identificam “muito” com a parceria que implica não só ensinar a língua, mas formar os alunos como melhores cidadãos.
“O ensino para nós não é somente o ensinar da língua. Nós lidamos com miúdos e tínhamos que os ajudar na formação deles, desenvolvendo aptidões e capacidades que necessitam para o futuro”, referiu Helena Alcobia, dando conta que “cada vez mais é necessário que eles obtenham valores, pensamento crítico, desenvolvam a criatividade, a inteligência emocional e todas as capacidades que estão neste programa que se chama Cambridge Learning Partner”.
“Ensinamos o inglês, mas desenvolvemos vários temas desde o ambiente, problemas sociais, os valores de respeito pelos outros”, etc, enumerou.
Filomena Pereira lembrou que “com o certificado da Cambridge os alunos poderão concorrer lá fora a mestrados, a estágios profissionais, aos programas Erasmo, etc. Há muitas Escolas de ensino superior que exigem certa certificação da língua e o certificado da Cambridge permite-lhes essa oportunidade. É um abrir de portas, não só no estrangeiro, mas também por cá”.
As professoras recordaram que “todo o nível de aprendizagem tem determinado grau de exigência, mas ambas tentam que “as aulas sejam muito interativas, com projetos criativos, com temas muito variados e atualizados o que se torna estimulante”.
“Nas aulas permitimos que os alunos expressem a sua opinião, porque eles têm de ter opinião. E além de eles se estarem a expressar em inglês, estão também a desenvolverem-se enquanto seres humanos”, finalizaram.