O Liceu em Abrantes comemora, duante este mês outubro, 50 anos de existência. A data exata é o dia 17 de outubro mas as comemorações vão ter início no sábado, dia 21 de outubro.
Para assinalar a efeméride, foi criada uma Comissão, presidida pelo professor Mário Pissarra, e são várias as iniciativas que estão a ser preparadas para o Cinquentenário. “A Comissão organiza um conjunto de atividades ao longo do ano, não vai centrar-se apenas num ato formal de evocar a fundação do Liceu, mas distribuí-las ao longo do ano. E queremos ver se corre as várias gerações destas cinco décadas”, afirmou o presidente.
Mário Pissarra adiantou que as comemorações começam com a Sessão Solene de dia 21 de outubro e “constará de uma visita à escola, à exposição” que estará patente no átrio sob o tema dos 50 anos, a Sessão Solene em si, um pequeno sarau e que culminará num jantar”.
Tentar chegar ao maior número possível de antigos alunos é o grande objetivo da Comissão que, irá ainda, homenagear quem se destacou ao longo dos anos, “não para elogiar personalidades mas, fundamentalmente, mostrar exemplos de que por esta Escola passaram alunos que conseguiram afirmar-se na sociedade e na sua atividade” e para que possa servir de estímulo aos que frequentam agora o ensino.
“Queremos celebrar estes 50 anos também para dizer à comunidade abrantina e do Concelho, que esta Escola prestou um serviço à sociedade ao longo deste tempo e que está disponível para o continuar a fazer”, disse Mário Pissarra.
Alcino Hermínio, diretor do Agrupamento de Escolas Nº2 de Abrantes, deu conta de outras iniciativas que irão decorrer na escola, e das “coincidências felizes em ano de Cinquentenário”.
Desde uma viagem que levará 24 alunos a Estrasburgo (4 a 7 de outubro), para uma visita ao Parlamento Europeu, à realização do Parlamento Europeu Jovem (26,27,29 e 29 de outubro) na Escola Dr. Manuel Fernandes, que contará com a participação de cerca de 100 jovens onde se incluirão alunos da escola. O diretor destacou ainda a gravação de um programa televisivo, em novembro, que passará posteriormente numa série sobre educação na RTP2, com uma turma do 9º ano. Haverá ainda, durante o 1º período, mais uma “Conferência do Liceu” e uma exposição de fotografia.
Quanto às atividades regulares da escola, Alcino Hermínio deu ainda conta que o Curso Básico de Música chegará este ano ao 8º ano e, no próximo ano letivo, “chegará ao 9º”. “São perto de 130 alunos a estudar 10 ou 11 instrumentos. É um projeto que se consolida”. Para além do 8º ano, o ensino da música chega também ao 4º ano pois “vamos fazer a experiência com oito alunos, que vão estudar violino”.
Outra das apostas para o ano letivo que se inicia é no ensino profissional. O Curso Profissional de Artes do Espetáculo, na vertente de Interpretação, vai ter continuidade e a novidade é a “aposta forte no Curso Técnico de Soldadura”. O diretor referiu que “somos a única escola do Médio Tejo que vai oferecer este curso e que teve uma grande procura”.
As restantes atividades do Cinquentenário do Liceu irão ser divulgadas oportunamente.