Abrantes está a receber, até sexta-feira, 16 de março, as Jornadas da Educação de Abrantes 2018.
O evento volta a dividir-se pelas duas escolas, a Secundária Dr. Solano de Abreu e a Escola Dr. Manuel Fernandes.
Na terça-feira, 13 de março, teve lugar a apresentação do projeto Abrantes – Comunidade de Educação Changemaker com Maria do Céu Albuquerque, presidente da CMA, Constança Aragão Morais, da Ashoka Portugal e João Costa, Secretário de Estado da Educação. O momento aconteceu na Escola Dr. Solano de Abreu e Maria do Céu Albuquerque apresentou o Projeto Educativo Municipal cujo objetivo é “a promoção de um ambiente educativo de excelência” (…) com mais e melhores ofertas educativas e formativas “para podermos formar e qualificar as pessoas, independentemente da sua idade”.
“A educação e a qualificação das pessoas são essenciais para prosseguirmos e aprofundarmos a nossa aposta na qualificação do capital humano, para promovermos o incremento de níveis de escolarização da nossa população com sucesso nas aprendizagens, para que possamos ter a capacidade de responder a todos os desafios e às oportunidades do mercado de trabalho (…) para aquilo que queremos da competitividade do nosso território e do nosso país”, disse Maria do Céu Albuquerque.
Maria do Céu Albuquerque, presidente da CM de Abrantes
O reordenamento e modernização do Parque Escolar, a melhoria das condições de acolhimento das instituições de ensino superior e I&D (Investigação e Desenvolvimento) e a dinamização de práticas educativas e formativas de referência são as três ações estruturantes presentes no Plano Estratégico Abrantes 2020, cujo Projeto Educativo Municipal (PEM) também se inclui.
Concretamente, no que ao PEM diz respeito, os principais objetivos prendem-se com “desenvolver uma cultura de pesquisa, reflexão e interação em Educação; desenvolver o papel de ator responsável e interveniente na comunidade educativa; detetar eventuais situações desajustadas ou problemáticas, tendo em vista a busca de soluções eficazes e inovadoras; fomentar a interdisciplinaridade, relacionando diferentes áreas e contextos educativos; desenvolver a capacidade de questionar e a criatividade; elaborar produtos úteis, necessários e aplicáveis e inovar e melhorar as práticas na área e contexto-alvo”.
O PEM tem como princípios orientares a “auscultação, implicação, integração/articulação, valorização das pessoas e instituições, utilidade/orientação para a ação, avaliação/consequência e comprometimento e sustentabilidade”.
Como eixos estratégicos, foram definidos “dispositivos de melhorias dos níveis de qualidade do sucesso escolar, promoção de ofertas formativas/qualificantes e a sua relação com o emprego, aprendizagem ao longo da vida, articulação institucional, valorização educativa dos recursos, equipamentos e infraestruturas e linha de investigação sobre desenvolvimento do PEM”.
Para tal, o PEM pretende o envolvimento e toda a comunidade, o aprofundamento de uma cultura colaborativa para responder aos desafios do futuro.
Abrantes – Comunidade de Educação Changemaker
Para falar do projeto-piloto Abrantes – Comunidade de Educação Changemaker, esteve Constança Aragão Morais, da Ashoka Portugal. A Ashoka é uma organização internacional sem fins lucrativos, com foco em empreendedorismo social, fundada na Índia por Bill Drayton em 1980.
Investe em empreendedores sociais, conhecidos como “fellows”. São pessoas que através de suas ideias geram uma mudança dentro da sociedade, por exemplo, diminuição da desigualdade social.
A responsável da Ashoka Portugal acredita que Abrantes pode ser um polo de inovação educativa a nível nacional e internacional e, em colaboração com o Ministério da Educação, quer aprender com a comunidade educativa de Abrantes. “Será o piloto que fará parte de uma série de projetos semelhantes a nível internacional. Será um dos precursores do Global Chance Leaders, enquanto movimento global de transição do paradigma educativo”, explicou Constança Aragão Morais.
Constança Aragão Morais, da Ashoka Portugal
“A escola hoje forma, na maioria dos casos, repetidores eficientes mas passivos, que não questionam o sistema e perenizam os seus problemas, seguindo um paradigma individualista e competitivo. A Educação em questão tem hoje pouco espaço para a curiosidade, criatividade, empatia e colaboração”, disse.
João Costa, Secretário de Estado da Educação, confessou que tem dado o Projeto de Abrantes como exemplo a nível nacional.
“Aqui em Abrantes encontrei desde o início (…) uma vontade de fazer as coisas de forma diferente. Tanto assim é que tenho usado, muitas vezes, o exemplo do que aqui se passa” para que outros o possam seguir.
João Costa, Secretário de Estado da Educação
“Eu sinto-me um bocadinho o Santo António a fazer casamentos entre gente que, se calhar, não sabia que queria casar”, explicou João Costa, a respeito da ligação entre o Município e a Ashoka Portugal. “Um namoro que começa em Pequim”, confessou.
O Secretário de Estado da Educação disse ter “o maior interesse em que Portugal esteja naquele mapa”, referindo-se ao mapa-mundi. E são as escolas de Abrantes que representam o país.