Antena Livre
Deseja receber notificações?
CIMT
PUB

Constância: Aerospace Team Graz (Áustria) vence EuRoC 2023 (c/áudio)

17/10/2023 às 09:17

A equipa austríaca, que participou na competição pela 3ª vez, conquistou o grande prémio da 4ª edição do European Rocketry Challenge, organizado pela Agência Espacial Portuguesa e que, este ano, se realizou em Constância.

A Aerospace Team Graz, equipa constituída por estudantes universitários oriundos da Áustria, foi a grande vencedora da 4ª edição do European Rocketry Challenge (EuRoC) competição europeia universitária de lançamento de rockets (foguetes), que decorreu em Constância (Pavilhão Desportivo e Campo Militar de Santa Margarida) ao longo da última semana e que juntou mais de 500 jovens, de 19 instituições de 14 países da Europa.

A equipa vencedora conseguiu, de acordo com a organização, “um lançamento excecional, ao ultrapassar os vários parâmetros de avaliação a que os foguetes devem responder para que tenham o máximo sucesso, entre os quais alcançar a altitude-alvo a que se propõem (entre 3.000 e 9.000 metros)”.

Nesta competição, que é a a única do género na Europa, e destinada a estudantes universitários, as equipas competiram em diferentes categorias. Nesse sentido, a cerimónia de entrega de prémios distinguiu:

ANACOM Award – PoliTo Rocket Team (Itália)

Payload Award – RED, Rocket Experiment Division (Portugal)

Design Award – Warr Rocketry (Alemanha)

Technical Award – Skyward Experimental Rocketry (Itália)f 2

Team Award – ASAT, Aristotle Space & Aeronautics Team (Grécia)

S3 Flight Award – Faraday Rocketry UPV (Espanha)

H3 Flight Award – Aerospace Team Graz (Áustria)

O júri do EuRoC foi composto por especialistas nacionais e internacionais em rocketry, e avaliou o desempenho das equipas que conseguiram efetuar os seus lançamentos segundo o respetivo comportamento em relação à altitude alvo, payload (carga útil), design e qualidade do relatório técnico, análise e utilização do espectro de frequências utilizados pelas equipas, entre outros parâmetros. De notar que antes dos lançamentos, efetuados no Campo Militar de Santa Margarida, a equipa técnica faz uma verificação pormenorizada de uma centena e parâmetros antes de os projetos terem autorização para seguirem para a plataforma de lançamento.

E as regras são tão exigentes que das 25 equipas inscritas apenas 19 estiveram em Constância e destas uma delas não conseguiu validação para o lançamento.

No global, das 19 equipas presentes, 13 tiveram sucesso nos lançamentos. Mesmo assim, nesta segunda-feira, dia 16 de outubro, antes da cerimónia de encerramento toda as equipas fizeram a auto-avaliação dos seus projetos e explicaram o sucesso ou insucesso. Algumas das equipas que não tiveram sucesso no lançamento até levaram o rocket ao palco para explicar à plateia os eventuais motivos dos insucessos.

O prémio EuRoC, o mais ambicionado por todas as equipas, galardoou a excelência em todos os aspetos da competição em avaliação, distinção que este ano foi para os austríacos Aerospace Team Graz.

A iniciativa, organizada pela Agência Espacial Portuguesa, teve como objetivo promover o desenvolvimento de competências científicas e educativas, ao desafiar os estudantes a lançar os seus rockets.

Desde 2020 que o EuRoC tem conquistado um número crescente de participantes. Este ano recebeu um número recorde de 48 candidaturas, das quais foram selecionadas 25 equipas para lançarem os seus rockets. A competição apresenta inúmeros desafios com elevados níveis de exigência de cariz técnico e parâmetros de segurança que devem ser considerados. Imbuídas desse espírito, 19 equipas estiveram em Constância na última semana.

Os 13 Finalistas do EuRoC 2023 (equipas que conseguiram lançar Rockets):

- ASTG - Aerospace Team Graz (Áustria)

- HPB - HyPower Bristol (Reino Unido)

- PoliTo Rocket Team (Itália)

- ÆSIR - Association of Engineering Students in Rocketry (Suécia)

- EPFL - Rocket Team (Suiça), vencedores da edição de 2021.

- PUT Rocketlab (Polónia)

- Propulse NTNU (Noruega)

- RED - Rocket Experiment Division (Portugal), do Instituto Superior Técnico.

- North Space (Portugal), do Instituto Superior de Engenharia do Porto, da

Universidade de Aveiro e das Faculdade de Ciências e de Engenharia da

Universidade do Porto.

- STAR (Espanha)

- Faraday (Espanha)

- Air ESIEA – REUZIA (França)

- ASAT – Aristotle Space & Aeronautics Team (Grécia)

Na cerimónia de encerramento foi também anunciado que a edição do próximo ano

acontecerá em Ponte de Sôr, no início do Outono de 2024.

E houve uma espécie de desafio ou proposta de desafio feito pelo presidente da Agência Espacial Portuguesa que deixou muitos sorrisos nestes jovens e, seguramente, nos que haverão de estar em edições futuras do EuRoC. Ricardo Conde deixou no ar a ideia de realizar uma competição de lançamentos sub-orbitais. E perguntou: “São capazes?”

Ricardo Conde, presidente AEP

No final o líder da Agência Espacial Portuguesa (AEP) fez um balanço muito positivo desta edição e destacou a entrega de prémios que têm como objetivo premiar as mais diversas áreas deste “encontro”. Referiu, aliás, que qualquer uma das equipas poderia levar um destes prémios.

Depois destacou que o balanço é extraordinário porque em Constância há condições muito boas e a hospitalidade. Foi notória a forma como os jovens foram acolhidos e “envolvidos” na comunidade. Afinal “viveram” no concelho, e à volta, uma semana.

Ricardo Conde deixou ainda uma palavra de agradecimento e apreço ao exército, que há quatro anos criou as condições para a realização do concurso nesta região.

“Se não fosse o apoio do exército não conseguiríamos fazer isto”, explicou o responsável pelo EuRoC que acrescentou que agora é tempo de começar a preparar uma 5.ª edição, mais exigente. Ricardo Conde, no seu discurso de encerramento, deixou a certeza de que em 2024 a Agência Espacial Europeia (ESA) vai reforçar o apoio a este concurso.

Já sobre a competição sub-orbital Ricardo Conde deixou no ar a possibilidade de que possa acontecer em 2025 porque “vêm aí novidades que servem para preparar o país e os voos sub-orbitais são os desígnios que nós temos.”

Recorde-se que a 29 de agosto deste ano, Ricardo Conde, disse em Constância, por ocasião da assinatura do protocolo de colaboração com o Município que esperava “pelo menos ter os primeiros lançamentos sub-orbitais em Santa Maria (Açores) ainda este ano”.

Ricardo Conde, presidente AEP

O European Rocketry Challenge (EuRoC) é uma competição universitária europeia de lançamento de foguetes (rockets) criada em 2020 pela Agência Espacial Portuguesa. A competição, a primeira do género na Europa, desafia estudantes universitários a lançar os seus foguetes de propulsão sólida, líquida ou híbrida em altitudes entre 3.000 e 9.000 metros. Nos últimos quatro anos, o European Rocketry Challenge afirmou-se como um motor de desenvolvimento do quadro científico e educativo europeu e nacional, estando alinhado com os objetivos que guiam a ação da Agência Espacial Portuguesa.

 

 

Galeria de Imagens

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - julho 2024
Jornal de Abrantes - julho 2024
PUB