Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Abrantes: Câmara e parceiros preparam AEC para novo ano letivo

7/09/2023 às 16:06

O executivo Municipal de Abrantes aprovou na última reunião, realizada no dia 5 de setembro, os acordos de colaboração com associações de pais e outros parceiros locais, tendo em a vista a operacionalização das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) durante o ano letivo 2023/24.

De acordo com uma nota do Município “as atividades são programadas em diálogo e articulação com os dois agrupamentos de escolas e as entidades que fazem a gestão das atividades e enquadram-se no âmbito do Projeto Educativo Municipal, nomeadamente no objetivo de fomentar a aprendizagem de atividades nas áreas artísticas, científica, cultural e tecnológica.”

No ano letivo que arranca na próxima semana vão ser constituídas por 53 turmas o que representa um investimento do município na ordem dos 130 mil euros.

Ainda de acordo com os serviços do Município as AEC’s vão funcionar em todos os estabelecimentos de ensino do 1.º ciclo do ensino básico, e decorrem em período complementar ao da atividade letiva, ou seja, das 16 às 17h00, tendo a duração de 5 horas semanais.

As AEC são atividades que, de uma forma lúdica, pretendem estimular a aquisição de competências básicas, constituindo um apoio às escolas, aos alunos e particularmente às famílias, adaptando os tempos de permanência dos alunos na escola às necessidades dos núcleos familiares, não sendo uma extensão das aulas ministradas no horário letivo. Estas atividades de caráter eminentemente lúdico (artes criativas; artes tradicionais; jogos tradicionais; atividade física; ciências experimentais; teatro; etc.) são disponibilizadas gratuitamente pelo Ministério da Educação. Os encarregados de educação podem optar, ou não, pela sua frequência, já que a mesma não é obrigatória.

A Câmara Municipal é a como entidade promotora deste programa, estando a sua operacionalização, ou seja, a sua execução, a cargo de associações de pais ou associações locais.

Ainda de acordo com informação do Município as atividades são programadas em diálogo e articulação com os dois agrupamentos de escolas e as entidades que fazem a gestão das atividades e enquadram-se no âmbito do Projeto Educativo Municipal, nomeadamente no objetivo de fomentar a aprendizagem de atividades nas áreas artísticas, científica, cultural e tecnológica, através do aumento de 10% do número de alunos a frequentar estas atividades. Essa preocupação está também refletida na linha de atuação da prevenção do abandono escolar, através da promoção da igualdade no acesso ao ensino.

Ainda de acordo com informação avançada pelo município este ano as AEC são implementadas em 53 turmas, sendo 29 do Agrupamento de Escolas n.º 1 de Abrantes e 24 do Agrupamento de Escolas n.º 2 de Abrantes.

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - julho 2024
Jornal de Abrantes - julho 2024
PUB