Antena Livre
Deseja receber notificações?

Estratégia: CIM do Médio Tejo assina protocolo de colaboração com a Universidade de Coimbra

28/06/2022 às 16:30

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo assinou um protocolo de colaboração com a Universidade de Coimbra no âmbito do projeto “Living the Future Academy". A cerimónia teve lugar no dia 23 de junho.

A sessão contou com a presença do reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão e da vice-reitora, Cristina Albuquerque, os municípios do Médio Tejo e diversas entidades da região como associações empresariais e comerciais e centros de formação de associações de escolas.

Cristina Albuquerque fez uma breve apresentação do projeto e das várias medidas em curso e previstas nos domínios do Impulso Jovens STEAM e Incentivo Adultos, com o objetivo de melhorar as qualificações dos jovens, dando resposta às novas necessidades do mercado de trabalho, bem como alavancar as qualificações das pessoas que estão no mercado de trabalho.

“Living the Future Academy” significa que a partir do presente se pretende preparar o futuro. O seu propósito assenta na preparação de estruturas e de pessoas para a concretização de decisões inteligentes capazes de determinar, de forma sustentável e estratégica, o presente e o futuro/mudança paradigmática necessária à transição para a sociedade 5.0 e para a liderança cooperativa.

Um projeto que se distingue de outros pelas mais variadas razões. Começando pelo eixo da confiança, das pessoas, nas capacidades dos territórios com a possibilidade de se fazer diferente e ir de encontro aos ensejos das populações. Um outro eixo fundamental é o da proximidade, com o primeiro passo que foi dado com esta assinatura de protocolo e também com os promotores presentes nos seus territórios que permitem uma partilha e a criação de sinergias para todo este processo. Por fim, o eixo da inovação. Uma Universidade com história, com uns largos anos de existência, mas que não descura e acompanha as novas tecnologias.

“Living the Furure Academy” tem como objetivos estratégicos “criar oportunidades de formação de jovens STEAM e profissionais, promover conexão entre capacitação, investigação e partilha de conhecimento e construir processos de proximidade e coordenação entre a Academia, o mercado de trabalho, os territórios e as populações”.

Após a assinatura do protocolo entre as duas entidades, o reitor da Universidade de Coimbra deixou uma breves palavras, começando por referir a enorme satisfação da CIM do Médio Tejo acolher este projeto, que em termos de financiamento foi segundo a nível nacional, depois de Lisboa. Foi também o único projeto que apareceu em consórcio. Ao nível estratégico, referiu a grande importância da estratégia territorial, já com a presença de cinco CIM neste processo, com 73 municípios.

“É necessário a nível regional termos uma atitude coletiva. Tenho sido muito crítico em relação à existência de dois polos, como é o caso de Lisboa e Porto. É fundamental desmitificarmos isto e criarmos condições na região para os nossos jovens. E fixá-los também”, referiu Amílcar Falcão.

Anabela Freitas, presidente da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, terminou a sessão agradecendo a presença de todos. Contudo, não pôde deixar de fazer referência ao facto de a CIM do Médio Tejo formalizar esta assinatura com a Universidade de Coimbra, “quando no território temos uma instituição de ensino superior”. Sublinhou a convicção da importância de um triângulo virtuoso para o desenvolvimento dos territórios. Este triângulo é constituído pelo poder público, pelas empresas e pelas instituições do ensino superior, pelo conhecimento. “Só conseguimos combater aquilo que é a trajetória do nosso território, se conseguirmos implementar este triângulo. São grandes os desafios que se colocam no Médio Tejo”, e entende que o que é desejável “é que quantas mais instituições tiverem envolvidas, melhor se conseguirá alcançar este grande desafio”.

A presidente da CIM Médio Tejo finalizou, enaltecendo a iniciativa, “esperando que o passo hoje aqui alcançado seja o lançamento de uma parceria longa e profícua em prol do nosso território, o Médio Tejo”.

Foto: CIM Médio Tejo

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - janeiro 2025
Jornal de Abrantes - janeiro 2025
PUB