A Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha vai avançar com a compra de 300 testes para despiste da presença do coronavírus e vai disponibilizá-los a docentes e auxiliares dos estabelecimentos escolares do concelho.
A informação foi avançada pela vereadora Marina Honório, responsável pelo pelouro da educação, na reunião do Executivo desta quarta-feira. “Devido à evolução da situação em todo o território nacional, o Município optou por adquirir 300 testes e disponibilizar esses testes para serem efetuados quer aos docentes, quer ao pessoal auxiliar das escolas que o pretenda fazer, mediante a sua autorização prévia”, explicou a vereadora.
Os testes vão ser efetuados em parceria com a UCC Almourol que irá disponibilizar “dois enfermeiros para a realização dos testes nas próximas semanas”.
Marina Honório disse que estarem “atentos à evolução da situação” e que esta é uma medida “não preventiva, porque se pudéssemos fazer prevenção todos o faríamos, mas mais uma medida para sabermos o que se vai passando por amostragem dentro da nossa comunidade escolar”. É, segundo a vereadora, “apenas uma tentativa de conseguirmos identificar alguma situação que surja, de uma forma muito mais rápida e célere, nomeadamente nos casos que nos preocupam bastante que são os assintomáticos”.
O concelho de Vila Nova da Barquinha conta atualmente com 8 pessoas infetadas com o coronavírus, estando mais 6 em vigilância ativa.