A Escola Básica e Secundária Dra. Judite Andrade, em Sardoal, foi considerada, segundo os critérios do Jornal de Notícias, Correio da Manhã e Expresso, a melhor escola pública com ensino regular do país.
De salientar que no ranking geral, a Escola de Sardoal ocupa o 33.º lugar, o que representa uma subida de 104 lugares face aos rankings de 2021. Para esta subida e classificação muito contribuíram o resultado dos exames nacionais, nos quais a Escola Básica e Secundária Dra. Judite Andrade teve uma média de 14,31 valores.
Ana Paula Sardinha, diretora do Agrupamento de Escolas de Sardoal, salienta que “o Agrupamento tem desenvolvido um trabalho inclusivo e diferenciador, com um cunho muito próprio, de forma a permitir oportunidades diferenciadas de aprendizagem a todos os seus alunos, para que todos tenham possibilidade de construir um percurso de sucesso e com sucesso. Não sendo um Agrupamento de grandes dimensões, tem a dimensão ideal para que se fomente a partilha, a cooperação e a colaboração comprometida, com a finalidade de prestar um serviço de qualidade – garantia de que os alunos desenvolverão, de facto, as diferentes competências inscritas no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória, por forma a que se constituam cidadãos autónomos e responsáveis, ativos e conscientes de si próprios, dos outros e do mundo que os rodeia, estando preparados para enfrentar os desafios do século XXI”.