Antena Livre
Deseja receber notificações?

Abrantes: Está a chegar «Agora», o Bairro Comercial Digital do centro histórico (c/áudio)

21/01/2025 às 12:02

O centro histórico de Abrantes prepara-se para ver ser implementado o projeto Bairro Comercial Digital. O “Agora” é o nome ou sigla que pretende promover o comércio tradicional de Abrantes e que deverá ser lançado formalmente em fevereiro ou março deste ano.

Para já o “Agora” foi lançado nos meios digitais em promoção das lojas aderentes e daquilo que será um projeto mais vasto que engloba o acesso livre à internet, o e-commerce, a disponibilização de “mupis” interativos e multifuncionais ou o estacionamento inteligente. O projeto prevê ainda a instalação de cacifos inteligentes para que os cidadãos possam levantar compras fora de horas ou o mapeamento de fluxos de trânsito e circulação no centro da cidade.

Este Bairro Comercial Digital é desenvolvido por um consórcio constituído pela Associação Comercial e Serviços e pelo Município de Abrantes e representa um investimento de 800 mil euros e um prazo de implementação de dois anos. O que se pretende é que depois deste período o “Agora” se possa financiar pelos estabelecimentos aderentes para poder continuar a ser uma mais-valia para este território que é o centro histórico da cidade.

Neste momento a rede de infraestruturas está concluída e os “mupis” digitais instalados e em teste. E nestes painéis pode ser informação variada como o número de lugares de estacionamento livres, o tempo de espera para passar o autocarro “Abusa”, o mapa da cidade ou as monstras digitais com campanhas de lojas aderentes. Há ainda outra funcionalidade que já começa a ser utilizada que é a possibilidade de os cidadãos poderem tirar fotos a partir dos “mupis” e enviar para os seus dispositivos particulares. Uma nota sobre estes painéis digitais é que poderá permitir, por exemplo, fazer a reserva de mesas em restaurantes locais, a compra de ingressos para eventos e até mesmo a consulta de menus e promoções especiais.

A área do estacionamento no centro histórico também vai mudar com a entrada em funcionamento de parcómetros inteligentes. Ou seja, os novos parcómetros aceitam pagamentos eletrónicos assim como também comunicam a ocupação das vagas em tempo real ao sistema central. Ou seja, os condutores poderão pagar pelo estacionamento com os seus smartphones. Mas a novidade assentará no facto das compras no comércio das lojas aderentes ao Bairro Comercial Digital vai trazer descontos ou mesmo o pagamento desse tempo de estacionamento. De acordo com o presidente da Câmara de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, este sistema vem abrir portas ao estacionamento de curta duração e impedir que alguns destes lugares estejam ocupados o dia, ou até semanas inteiras, pelas mesmas viaturas. O que se pretende é que existam lugares vagos na proximidade das lojas e serviços para quem vai usufruir desses estabelecimentos.

Um dos exemplos é, à entrada do parque de estacionamento S. Domingos, está a plataforma com indicação do número de lugares disponíveis em cada um dos quatro parques. Ou junto à Biblioteca António Botto está um “mupi” que indica os lugares disponíveis no Jardim da República.

Esta plataforma digital “irá disponibilizar um conjunto de opções de pagamento digital, tornando as transações rápidas, seguras e convenientes. Os consumidores poderão pagar com cartões de crédito, débito, carteiras digitais e outras formas de pagamento eletrónicas. “

O portal “Agora” irá reunir todas as lojas e serviços do Bairro aderentes num único lugar, facilitando a navegação e a descoberta de produtos.

Nota para a possibilidade de comerciante ter a sua própria loja online dentro da plataforma. A plataforma incluirá também ferramentas de marketing digital que contribuirão para ajudar os comerciantes a alcançarem o seu público-alvo.

Neste projeto mais amplo há ainda a colocação de cacifos inteligentes que permitirão que os utilizadores recolham as suas compras a qualquer hora do dia ou da noite, eliminando a necessidade de se ajustar aos horários das lojas. Ou seja, os consumidores poderão escolher os cacifos como pontos de entrega ao fazerem compras na plataforma de comércio eletrónico, recebendo um código único para aceder às suas encomendas. Essa integração tornará o processo de compra e entrega muito mais eficiente e conveniente.

À margem do sorteio de Natal, Manuel Jorge Valamatos, presidente da Câmara de Abrantes, disse que este é um novo universo de ação para a promoção do comércio tradicional. “É ajudar a transformar o comércio no centro histórico no digital” disse o autarca de Abrantes, notando que o centro voltará a ter parcómetro. Mas de forma diferente, porque quem estacionar para fazer compras nas lojas aderentes terá o estacionamento pago.

Por outro lado, destacou que os “mupis” digitais fornecem uma série de informações úteis, para além de permitir fazer compras nas lojas do comércio tradicional, se estas já estiverem fechadas.

O estacionamento é sempre um problema nos centros, pelo que o presidente destacou que o novo projeto do pavilhão multiusos, no antigo mercado diário, vem criar “uma nova linguagem na zona, com a criação de uma praça nova e um novo acesso, com elevador, ao parque da Fontinha, onde existem 350 lugares de estacionamento.”

 

Manuel Jorge Valamatos, presidente CM Abrantes

Já Frederico Miranda, vice-presidente da Associação Comercial e Serviços de Abrantes, Constância, Mação, Sardoal e Vila de Rei, vincou a importância deste projeto bipartido entre a associação e o Município.

“Estamos a pouco tempo do lançamento. Em breve serão lançadas mais datas, porque isto tem prazos. A plataforma já está no ar. As pessoas já podem ter a experiência com os “mupis”, embora ainda estejam numa fase de testes”, indicou acrescentando que já há informações reais, como algumas publicidades das lojas aderentes ou os lugares vagos de estacionamento.

A plataforma permitirá reunir num único ponto de acesso todas as lojas aderentes e os cacifos poderão dar condições para a recolha das compras em horários diferentes dos estabelecimentos. Quer isto dizer que é poder fazer uma compra on-line na loja tradicional e recolher quando lhe ser mais jeito, sem condicionamentos de horários. Mas a plataforma irá mais além de compras. Poderá permitir marcar mesa num restaurante, marcar uma consulta médica ou num advogado, ou outros serviços.

Frederico Miranda, vice-presidente ACE

O Bairro Comercial Digital de Abrantes é financiado pelo Plano de Recuperação e resiliência e tem quatro grandes objetivos: a digitalização do comércio local; a transformação digital; a inovação e competitividade; a sustentabilidade e inclusão.

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - janeiro 2025
Jornal de Abrantes - janeiro 2025
PUB