“O grande objetivo deste programa é não deixar que nenhuma criança morra afogada”, começou por referir o presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, durante a apresentação do programa “Abrantes a Nadar” que consiste em possibilitar a adaptação ao meio aquático e às regras de segurança a todos os alunos do 4.º ano das escolas do concelho de Abrantes.
“Muitos alunos têm oportunidade de aprender a nadar porque os pais têm capacidade financeira para o fazer, mas há muitas crianças do nosso concelho que não têm essa oportunidade e este projeto permite que todos tenham à vontade dentro de água”, destacou Manuel Jorge Valamatos.
O programa “Abrantes a Nadar” já está no terreno, com aulas nas piscinas cobertas de Abrantes e Tramagal, sendo que o Município de Abrantes garante o transporte de todos os alunos.
Este projeto envolve 13 escolas, 18 turmas, num total de 300 participantes. As aulas terão a duração de 40 minutos e cada turma terá 15 aulas durante o ano letivo. Estão envolvidos 10 professores de natação neste projeto (cada turma tem sempre dois professores) e, no total, durante este ano letivo, serão dadas 268 aulas.
“Eu sonhava com este projeto há muito tempo e só agora o conseguimos operacionalizar”, desabafou Manuel Jorge Valamatos salientando a importância de todos saberem nadar. “Saber nadar é uma ferramenta que precisamos para a vida e este é um projeto que ajuda neste sentido”, salientou Manuel Jorge Valamatos.
Na sessão de apresentação, que contou com as presenças dos vereadores Celeste Simão e Luís Dias e com a diretora do Agrupamento de Escolas N.º 2, Isabel Alves, e Ana Marques, adjunta da direção do Agrupamento Nº 1 de Abrantes, bem como do Presidente da Associação de Natação do Distrito de Santarém, João Loureiro, o presidente da Câmara Municipal de Abrantes agradeceu aos Agrupamentos de Escolas o envolvimento neste projeto. As direções dos agrupamentos de escolas de Abrantes salientaram que, apesar do projeto ter começado há pouco tempo, os professores já mencionam as mais valias que tem para os alunos.
De salientar que todos os alunos de todas as turmas aceitaram participar no programa “Abrantes a Nadar” e do universo de 300 alunos, só 13% (40 alunos) já têm aulas de natação, “o que demonstra a importância deste programa”.
O “Abrantes a Nadar” decorre de outubro de 2024 a maio de 2025, em horário curricular, e tem como principais objetivos “promover a saúde das crianças, contribuir para o desenvolvimento psicomotor, social e cognitivo. Além de aumentar a segurança individual e coletiva devido à diminuição consequente do risco de afogamento”.
Fotos: Município de Abrantes