A indústria aeronáutica tem tido, nos últimos anos, um enorme crescimento motivado pelo aumento da construção de novas aeronaves a nível mundial e Portugal tem grandes empresas de fabrico de componentes aeronáuticos sediadas em Setúbal, Évora e Ponte de Sôr.
No entanto, segundo o Município de Ponte de Sôr, “apesar das dificuldades que estão a afetar esta indústria devido à pandemia da Covid-19, acreditamos que num mundo globalizado em que as viagens fazem parte do modo de vida moderno, seja na perspetiva do lazer, ou na perspetiva profissional, brevemente assistiremos à recuperação de todas as atividades ligadas à aeronáutica”.
Em Portugal a formação superior em produção aeronáutica é praticamente inexistente, “havendo uma necessidade eminente de profissionais nesta área” para dar resposta às necessidades das empresas.
Assim sendo, irá funcionar, no ano letivo 2020/2021, um CTeSP (Cursos Técnicos Superiores Profissionais) que terá como locais de lecionamento a Escola Superior Tecnologia de Setúbal/Instituto Politécnico de Setúbal, o Aeródromo Municipal de Ponte de Sôr e em Grândola.
Este curso tem como objetivos “formar profissionais capazes de estabelecer eficazmente a interface entre a engenharia e a produção, preenchendo ao mesmo tempo a lacuna que existe em Portugal em formação superior na área de produção aeronáutica. O técnico superior de produção aeronáutica tem a capacidade para gerir, implementar, avaliar e supervisionar as atividades de produção de componentes para aeronaves contribuindo para o desenvolvimento sustentável das empresas”.
O curso superior de Produção Aeronáutica tem como saídas profissionais a Produção de componentes para a indústria aeronáutica; Agente de métodos; Projeto de ferramentas; Programador de CNC; Especialista em CAD/CAM (CATIA); Especialista em Materiais Compósitos; Certificação de processos e Indústria de produção em geral.
As inscrições estão abertas até 31 de agosto.
Mais informações: www.estsetubal.ips.pt/cursos/ctesp/pa