O Tagusvalley – Parque de Ciência e Tecnologia de Abrantes, inicia a celebração do seu vigésimo aniversário com a assinatura do contrato para a expansão do projeto , dedicado à literacia digital, nas crianças de 1.º ciclo do Médio Tejo, no próximo dia 19 de dezembro, pelas 17 horas.
Esta iniciativa, que tem promovido competências digitais e criativas nas escolas de Abrantes, será agora alargada às escolas da região do Médio Tejo, reforçando o compromisso com a capacitação das crianças em idade escolar e a preparação para os desafios de um mundo em constante transformação tecnológica.
O Tagusvalley, comemorou no dia 7 de dezembro, os seus 20 anos de atividade. Durante o ano de 2025, irá organizar várias ações relacionadas com as atividades que realiza no Tagusvalley, um dos quais a assinatura do contrato do projeto com a CIMT - Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo
O primeiro evento realizou-se no dia 5 de dezembro, dirigido aos vários players do setor hortofrutícola, que procuram explorar estratégias sustentáveis e soluções inovadoras, para promover a economia circular na indústria agroalimentar.
Tagusvalley realizou evento “Valorização e Inovação nos hortofrutícolas”
No dia 5 de dezembro, realizou-se o evento “Valorização e Inovação nos hortofrutícolas” - novas formas de pensar a transformação e a industrialização sustentável, dirigido aos vários players do setor hortofrutícola, que procuram explorar estratégias sustentáveis e soluções inovadoras, para promover a economia circular na indústria agroalimentar.
Foi criado um espaço de discussão e partilha de experiências e conhecimentos, com foco na adoção de tecnologias inovadoras na indústria e as perspetivas futuras do sector. Em análise estiveram temas como as tendências do mercado, inovação na transformação, desenvolvimento de novos produtos e seus desafios a industrialização, inovação tecnológica e o consumidor final, como à visão da academia e da indústria.
Marcaram presença vários especialistas na área, para focar no tema “Novas formas de pensar a transformação e a industrialização sustentável”, nomeadamente:
Colab4Food: Nuno Oliveira (Manager - Innovation & Funding)
PortugalFoods: Teresa Carvalho (Coordenadora da Knowledge Division)
SumolCompal: Maria João Alegria (Gestora de Investigação Aplicada)
TAGUSVALLEY: Enrique Pino-Hernández (Técnico de I&D&i- Tecnologias Alimentares)
Universidade de Aveiro: Jorge Saraiva (Professor Associado)
Universidade de Minho: Ricardo Pereira (Assistant Researcher)
Este evento foi realizado no âmbito do Projeto VIIAFOOD. Projeto financiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência e pelos Fundos Europeus Next Generation EU.
A Agenda VIIAFOOD visa promover a transformação do setor Agroalimentar, através da criação de uma plataforma, para o desenvolvimento de produtos inovadores, processos e serviços.