Veio de África, mais propriamente de Angola, ainda muito jovem e tem uma vida profissional ligada ao ensino e ao teatro. Helena Bandos recebeu na Gala Antena Livre / Jornal de Abrantes o Galardão Carreira e no Music Box trouxe duas mãos cheias de recordações entre as suas músicas. As que gosta e que escolheu. Seguramente que, para uma mulher das artes e da história, exisitrão outras que deixaram marcas e, outras ainda, que terão ficado registadas na memória.
A primeira escolha recaiu sobre Rodrigo Leão que com as suas músicas fazem-se sentir bem. “Não posso definir aquilo que sinto. Sinto paz. Sinto-me leve. As músicas dele atenuam a rudeza dos problemas. Fazem-me bem”. Foi desta forma que Helena Bandos definiu o seu gosto pelas sonoridades de Rodrigo Leão: “Quando dava aulas podia corrigir 100 testes que não havia problema”.
Helena Bandos revelou ter assistido a dois espetáculos ao vivo, em Abrantes e Torres Novas, mas confessou que prefere ouvir os discos pois transmitem-lhe outro tipo de magia.
Já sobre Maria Betânia a convidada do Music Box revelou que sempre gostou muito da artista brasileira, mas quando a viu na Expo 98 “chorei baba e ranho de tão feliz e emocionada”. Diz que a música e os poemas lhe transmitem uma sensibilidade apurada e, como tenho um amigo brasileiro que sabe deste gosto, inunda-me de discos da Betânia.
Há outro fator que deixa Helena Bandos de “queixo caído” que é o concerto de Betânia e Gilberto Gil, é “uma coisa fantástica”
A terceira música escolhida recaiu sobre a portuguesa Mariza. “Gosto muito desta música porque a letra é de um poeta angolano. É uma simbiose entre Angola e Portugal. Mesmo que, por cá, digam que não, este casamento existe e vai-se prolongar”. E depois tem a ver com o Matias Damásio, autor da letra “Quem me dera”. Esta música, disse, “leva-nos a todo o lado. É uma vontade de uma pessoa presente e ausente”.
Quase no final de mais um programa, Maria Helena Bandos confessou o seu gosto pelo simples facto de ouvir rádio. “Em casa tenho sempre o rádio ligado. Mesmo na cozinha, até ouço os relatos da bola”, acrescentando que quando foi a Angola, em 2016, ouviu muita rádio e, por conseguinte, muita música angolana da atualidade.
As músicas e os artistas da Helena Bandos no Music Box:
Rodrigo Leão
Maria Betânia
Mariza – Quem me Dera