O dia 10 de junho voltou a ser assinalado no Largo dos Combatentes, em Mação. No dia 10 de junho de manhã, teve lugar a Cerimónia do Dia 10 de Junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas com Homenagem aos Combatentes de Mação.
Numa organização da Câmara Municipal de Mação com o Núcleo de Abrantes da Liga dos Combatentes, a cerimónia assinala há muitos anos este dia de memória dos antigos Combatentes, particularmente os do concelho de Mação. Não foram esquecidos e referidos os 28 combatentes do concelho que morreram a combater pelo país.
A presidir à cerimónia esteve o Comandante do Regimento de Apoio Militar de Emergência, coronel de Infantaria Joaquim José Estevão da Silva acompanhado pelo presidente da Câmara Municipal de Mação, Vasco Estrela e pelo presidente do Núcleo de Abrantes da Liga dos Combatentes, tcor art António Hilário.
A cerimónia comemorativa do dia 10 de Junho teve Guarda de Honra por uma Força Militar do Regimento de Apoio Militar de Emergência, de Abrantes.
A Banda da SFUM tocou o Hino Nacional e, de seguida, foram homenageados os mortos com a colocação de coroas de flores junto ao Memorial aos Combatentes no Ultramar e ao Monumento dos Combatentes da Grande Guerra.
Seguiu-se o toque de silêncio e o de homenagem aos mortos na defesa da Pátria. O pároco de Mação, Amândio Mateus, proferiu uma evocação religiosa e após um minuto de silêncio, foi executado o toque de alvorada, hino de esperança perene na Pátria.
Seguiram-se os discursos do presidente da Direção do Núcleo de Abrantes da Liga dos Combatentes e do presidente da Câmara Municipal de Mação.
Mação assinala esta data há mais de uma década “com a certeza de que homenagear os nossos mortos é manter viva a nossa identidade e o respeito que temos por Portugal, pelos portugueses e pelos maçaenses”, informa o Município em nota de imprensa.
Fotos: Município de Mação
Galeria de Imagens