Sardoal
25 de Abril comemorado com atividades desportivas
O Município de Sardoal assinala o 25 de Abril com atividades desportivas, através da realização das tradicionais Corridas da Liberdade e do Torneio Concelhio de Escolinhas de Futebol.
A Cerimónia do Hastear das Bandeiras decorre pelas 10 horas no Edifício dos Paços do Concelho, com Guarda de Honra prestada pela Filarmónica União Sardoalense e pelos Bombeiros Municipais.
As tradicionais Corridas da Liberdade terão lugar no dia 25 de Abril pelas 11 horas na Praça da República. As provas, com diferentes distâncias, destinam-se a vários escalões etários, nas categorias masculinas e femininas.
No período da tarde, pelas 15 horas, o Grupo Desportivo e Recreativo “Os Lagartos” promove o XII Torneio Concelhio de Escolinhas de Futebol, a ter lugar no Parque Desportivo Municipal.
As iniciativas são organizadas pelo Município, com o apoio das Juntas de Freguesia do Concelho, do Grupo Desportivo e Recreativo “Os Lagartos” e da Filarmónica União Sardoalense.
“No Limite da Dor”no Centro Cultural Gil Vicente
No âmbito das comemorações do 25 de Abril, o Centro Cultural Gil Vicente apresenta no dia 24 de abril, às 21h30m, a peça “No Limite da Dor” pela Companhia de Teatro Lendias D’Encantar.
A peça, baseada na obra de Ana Aranha e Caros Ademar, “traz aos espectadores a realidade vivida por muitos portugueses às mãos da PIDE, durante os anos da ditadura”. Trata-se de “uma profunda reflexão sobre a resistência, o medo, a humilhação, a dor e a dignidade do ser humano”.
A Companhia de Teatro Lendias D’Encantar foi fundada em 1997 na cidade de Beja. O seu trabalho, dirigido a todos os tipos de público, incide numa forte componente de criação e formação de públicos.
As entradas para este espetáculo são gratuitas, mas sujeitas ao levantamento de bilhete.
À conversa sobre “40 anos de Poder Local” no Centro Cultural Gil Vicente
O Município de Sardoal promove, no próximo dia 25 de abril, pelas 17 horas, no Centro Cultural Gil Vicente, a iniciativa “40 anos de Poder Local – À conversa com os protagonistas da nossa história local”.
A conversa, que se insere no âmbito das comemorações do 25 de Abril, contará com a presença de figuras que exerceram o cargo de Presidentes de Assembleia Municipal, de Câmara Municipal e de Junta de Freguesia no Concelho de Sardoal nos últimos 40 anos.
Os jornalistas Mário Rui Fonseca e Patrícia Seixas orientaram a sessão que visa dar a conhecer experiências e histórias vividas por estas individualidades da política local.
A sessão é aberta ao público em geral e de entrada livre.
Torres Novas
Comemorações do 43.º aniversário do 25 de abril de 1974
No âmbito do 43.º aniversário do 25 de abril de 1974, o Município de Torres Novas vai promover um conjunto de atividade para assinalar a data.
O dia começa com uma arruada com a Banda da Sociedade Velha Filarmónica Riachense às 9h30. Uma hora depois será hasteada a bandeira ao som do hino nacional, na Praça 5 de Outubro.
A Praça dos Claras acolherá, a partir das 11 horas, a sessão solene comemorativa, com a participação do Choral Phydellius.
No mesmo local, a partir das 15h30, haverá baile popular com a banda DOT, e porco no espeto (distribuição gratuita de sandes; bebidas pagamento à unidade).
Mação
Mação comemora o 25 de Abril com os tradicionais Passeios da Liberdade. O Município organiza desde há 16 anos o Passeio de Cicloturismo em Bicicleta a que se juntaram o Passeio Pedestre e o Passeio Infantil de Bicicleta da Liberdade. São atividades para vários gostos e idades em que participam sempre várias centenas de pessoas nas várias modalidades.
16.º PASSEIO DE CICLOTURISMO DA LIBERDADE – 30 km
Concentração: 08h30, no Largo dos Combatentes – Partida: 09h00
Percurso: Mação, Pereiro, Castelo, Aldeia de Eiras, Chão de Lopes, Chão de Codes, Alto do Pereiro, Mação. Idade: Maiores de 12 anos
8.º PASSEIO DE BICICLETA INFANTIL DA LIBERDADE – 5 km
Concentração: 09h00, no Largo dos Combatentes – Partida: 09h30
Percurso: Vila de Mação
10.º PASSEIO PEDESTRE DA LIBERDADE – 8 Km
Concentração: 09h00, no Largo dos Combatentes – Partida: 09h30
Percurso: Vila de Mação
VN da Barquinha
09h00 | Praça da República (terça-feira)
Hastear da Bandeira acompanhado pela Banda de Música dos Bombeiros de Vila Nova da Barquinha
09h30 | Parque Ribeirinho
Corrida da Liberdade (atletismo)
10h30 | Parque Ribeirinho
Cycling Bike
14h-18h | Cais da Hidráulica
Demonstração e workshop de canoagem – Clube Náutico Barquinhense
15h-18h | Parque Ribeirinho
Torneio de futebol – Escola Municipal de Futebol
15h00 | Centro Cultural
Grupo Barquinha Saudosa
16h00 | Centro Cultural
Grupo Arregaita – Arruada /Canções de Abril
Abrantes
Para comemorar os 43 anos do 25 de Abril de 1974, realiza-se uma sessão solene da Assembleia Municipal, terça-feira, às 17h30, na Praça Raimundo Soares.
A sessão evocativa contará com as intervenções alusivas à data pelos presidentes da Assembleia, da Câmara Municipal e dos representantes de cada força política representada na Assembleia Municipal.
A sessão encerrará com um momento musical com Mário Mata e os Amigos do Zeca, num tributo a Zeca Afonso.
Programa desportivo:
10H00
Pista de Atletismo - Cidade Desportiva
18º Grande Prémio de Atletismo – 25 de Abril
Org: Freguesia de Abrantes (S. Vicente, S. João) e Alferrarede
Duração: 2h
O Grande Prémio de Atletismo é organizado pela Junta de Freguesia de Abrantes e Alferrarede, em parceria com o Município de Abrantes, mantendo o figurino das provas realizadas no ano de Abrantes, Cidade Centenária.
10H00
Local da Concentração: Casa do Povo de Rio de Moinhos
17º Cicloturismo da Casa do Povo de Rio de Moinhos
Org: Casa do Povo de Rio de Moinhos
O Passeio de cicloturismo, organizado pela Casa do Povo de Rio de Moinhos que visa comemorar da Revolução dos Cravos, ocorrida dia 25 de abril de 1974.
Vila de Rei
No dia 25 de abril de 2017, vai realizar-se a final da Taça Amizade, da Fundação INATEL – Agência de Santarém, entre as equipas da Associação Recreativa Cultural e Social Juventude União Figueirense (concelho de Coruche) e a Associação Desportiva Cultural e Recreativa Paços dos Negros (concelho de Almeirim), num jogo que tem como palco o Campo Municipal de Vila Rei.