O salão nobre da Câmara Municipal recebeu ontem, dia 13, a apresentação da Plataforma Abrantes 360.
Na plataforma “Abrantes 360” o Município disponibiliza aos seus cidadãos serviços da autarquia online, acessíveis sete dias por semana, 24 horas por dia, cumprindo o objetivo de alargar a interação e proximidade com os seus munícipes, mediante a simplificação de procedimentos.
Maria do Céu Albuquerque, presidente da Câmara Municipal de Abrantes, comparou a nova plataforma à Torre de Menagem, “quando subimos a Torre percebemos que temos uma visão de 360ºgraus, é isso que nós queremos com esta Plataforma”
A presidente referiu que a perspectiva é de “trabalhar criando condições para ligáramos os nossos cidadãos à Câmara de forma facilitadora, mais intuitiva e com isso termos serviços mais eficientes, sem custos de contexto e com respostas cada vez mais céleres”.
“À semelhança do que fizemos com Orçamento Participativo, vamos realizar: ações informativas e formativas dos nossos cidadãos para que possam utilizar de forma efetiva este instrumento que hoje passamos a disponibilizar”, avançou a autarca.
A plataforma permite “ter uma base de dados única, com partilha de dados, uma aplicação de negócio (…), fazer uma pesquisa centralizada, recuperar processos (…) ”, entre outras funcionalidades.
Durante a apresentação, a presidente explicou os pilares que estiveram na base da construção da plataforma, dando conta que a mesma é caracterizada pelo “conhecimento, a memória e a identidade”.
A sessão terminou com Hélder Rodrigues, colaborador do Município, e Maria do Céu Albuquerque a entrarem na plataforma online e explicarem as suas várias vertentes.
Alguns dos serviços disponíveis nesta nova plataforma são os seguintes: requisições de livros da Biblioteca Municipal, informação sobre o Orçamento Participativo, mas também, depois de se inscrever na conta da entidade municipal, pode obter informações sobre processos ou formulários que digam respeito a: Reclamações e sugestões; Pedido de marcação de audiências; Transportes; Toponímia; Agricultura e Florestas; Segurança e proteção civil; Pagamento de taxas e coimas; Obras particulares; Certidões; Cemitérios; Consulta e Reprodução de documentos; Veículos, estacionamento e sinalização; Desporto; Mercados, feiras, venda ambulante e festas; Comércio, serviços, restauração e ruído; Inspeções ou Ocupação de espaço público e publicidade.
A plataforma Abrantes360 está disponível em https://abrantes360.cm-abrantes.pt
Fátima Saraiva_Estagiária ESTA