A Peça de teatro “Reviver o teatro 65 anos depois”, vai realizar-se em Casais de Revelhos este domingo, dia 4 de junho, na Sociedade Recreativa Pró Casais de Revelhos.
Uma peça com 11 elementos em palco, que já não representavam há 63 anos, levanta as memórias da aldeia numa peça com entrada gratuita e com início marcado para as 15h00.
Joaquim Dias, do grupo de teatro, explicou à Antena Livre como surgiu esta iniciativa de reviver o passado. Conta-nos que foi recriada “a história dos Casais de Revelhos numa peça de teatro”.
“Um grupo de pessoas que está a levantar as memórias da aldeia, soube que havia há 60 anos um grupo de pessoas que organizava peças de teatro. Aquilo que este grupo fez foi voltar a reunir as pessoas que ainda vivem. No fundo, voltarem a fazer uma breve apresentação daquelas peças que representavam há 60 anos. Daí este nome” explicou-nos Joaquim Dias.
Uma peça de teatro que incorpora 22 excertos e onde se incluem “uma pequena marcha, o recitar de um poema e pequenas representações. São pequenas representações do que eles faziam há 63 anos”, esclareceu Joaquim Dias.
A história da peça está inerente ao próprio grupo. Joaquim Dias salientou que “o grupo voltou a encontrar-se depois de alguns anos. Alguns elementos já estão com oitentas e setentas e muito”. “Os espectadores vão, no fundo, perceber o que era a diversão no tempo livre das pessoas que viviam há 63 anos atrás na aldeia”, finalizou.
Uma iniciativa do grupo de amigos de Casais de Revelhos, que surgiu há 2 anos numa conversa entre todos, e que decidiu organizar um conjunto de atividades com o intuito de dinamizar a aldeia.
Fátima Saraiva_Estagiária ESTA