Maria do Céu Albuquerque, presidente da Câmara Municipal de Abrantes, disse ao início da noite à Antena Livre que o incêndio das Mouriscas encontra-se próximo das aldeias de Lercas e Entre Serras.
“Temos o incêndio dentro de Mouriscas, a chegar a Entre Serras, a Lercas. Estamos neste momento com poucos meios e já pedimos reforço”, salientou a autarca abrantina, dando conta que as populações de “Entre Serras e Lercas” já foram evacuadas.
A Proteção Civil destacou hoje, pelas 19:00, a ocorrência de quatro fogos que lavram nos concelhos de Mação, de Vila de Rei, de Ribeira de Pena e de Soure.
Destas quatro principais ocorrências, a adjunta de operações da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) Patrícia Gaspar disse que o incêndio no concelho de Mação é o que inspira maior preocupação, indicando que se trata de “um incêndio difícil de combater”, uma vez que se registam projeções a mais de um quilómetro de distância.
Desde as 00:00 de hoje até cerca das 19:00, a Proteção Civil tem registo de 141 ocorrências de incêndios florestais, das quais 12 encontram-se ainda em curso, afirmou Patrícia Gaspar, referindo que apenas uma destas ocorrências em curso transitou de terça-feira.
Em relação aos feridos dos incêndios, a responsável da ANPC indicou que desde 09 de agosto há registo de um total de 49 pessoas assistidas e 76 feridos, dos quais 70 são feridos ligeiros e seis são feridos graves.
Sobre os feridos graves, Patrícia Gaspar avançou que nenhum corre risco de vida.
Crédito: Jerónimo Belo Jorge