A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Abrantes assinala o Dia Mundial do Ambiente, que se comemora a 5 de junho, com a realização da III Limpeza Subaquática.
A iniciativa decorre na barragem de Castelo de Bode, no sábado, dia 3 de junho.
Com início marcado para as 9 horas, a iniciativa vai contar com a participação de “80 operacionais, entre eles 60 mergulhadores, pelo menos”, segundo afirmou João Furtado, presidente da Associação Humanitária, em declarações à Antena Livre.
A III limpeza Subaquática conta com “mergulhadores do distrito, distritos vizinhos, dos Bombeiros de Abrantes, um grupo de mergulho da GNR e Polícia Marítima e mergulhadores individuais”, acrescentou João Furtado.
“Os bombeiros pretendem reforçar a importância e a defesa do ambiente”, reforçou o presidente.
João Furtado confessou que durante as limpezas encontram um pouco de tudo, desde “estruturas metálicas, pneus, garrafas e plásticos, embora em quantidade reduzida”.
“No âmbito de inserir as forças de Proteção Civil no contexto social e económico da região”, este ano a Limpeza Subaquática tem uma inovação, uma homenagem aos produtores da região. Será colocado debaixo de água “garrafas de vinho, frascos de mel e garrafas de azeite”, adiantou à Antena Livre.
Quem mergulhar para recolher lixo, este ano, poderá ser presenteado com um destes artigos, caso os encontre.