“Pelo Tejo vai-se para o Mundo” é o mote, retirado do poema de Alberto Caeiro, para a sessão de motivação que a TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior vai realizar hoje, às 14h30, no no Parque Tejo, em Abrantes.
Sensibilizar produtores e agentes turísticos para a importância da internacionalização e apresentar o projeto de formação e consultoria são os intuitos da organização.
O pequeno seminário irá contar com o testemunho da AICEP – Portugal Global Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, que terá a sua diretora das Relações Institucionais e Mercados Externos, Maria João Veiga Gomes, a falar sobre os desafios dos mercados externos. Também o Turismo do Centro de Portugal estará presente na iniciativa, através de Gonçalo Gomes, do Núcleo de Apoio aos Empresários, Empreendedorismo e Investimento Turístico, dando a sua perspetiva sobre as exigências e o que procuram os turistas estrangeiros que visitam a nossa região, lê-se na nota de imprensa da TAGUS.
Estes momentos serão precedidos pela sessão de abertura com o Município de Abrantes, a TAGUS e o CEC/CCIC – Conselho Empresarial do Centro/ Câmara de Comércio e Indústria do Centro, na qualidade de organismo intermédio do Sistema de Incentivos "Qualificação das PME" - Formação-Ação, financiado pelo Portugal 2020, através do Fundo Social Europeu (FSE) e enquadrado no COMPETE 2020 - Programa Operacional de Competitividade e Internacionalização (POCI).
A sessão terminará com a apresentação do projeto de consultoria e formação para Pequenas e Médias Empresas pela TAGUS, que se propõe a contribuir para dotar as PMEs dos sectores alimentar e turístico de conhecimentos e competências, de forma a estarem melhor preparadas para enfrentar os desafios dos mercados externos, avança a mesma nota.