A Câmara Municipal de Abrantes (CMA) e os representantes da Casa do Povo do Pego, do Clube Desportivo e Recreativo de Alferrarede "Os Dragões" e do Tramagal Sport União assinaram, esta manhã, os protocolos que vão garantir uma componente financeira para a instalação dos relvados sintéticos nos campos de futebol dos três clubes.
O Município vai garantir uma componente financeira para apoio à instalação de relvados sintéticos nos campos de futebol. A Câmara compromete-se a transferir a verba máxima de 55 mil euros quer à Casa do Povo do Pego, quer ao Tramagal Sport União, os dois clubes que viram os seus projetos aprovados no âmbito do programa de apoio ao desenvolvimento de infraestruturas desportivas, promovido pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Já aos “Dragões” de Alferrarede, a CMA vai assegurar a verba máxima de 70 mil euros, sendo que o clube não foi contemplado com o apoio da FPF.
Na cerimónia protocolar, Maria do Céu Albuquerque, presidente da CMA, salientou que o Município está a fazer “um grande investimento, para a promoção do desporto e da qualidade de vida. Nós entendemos que o deporto para além do fator de competição, tem um fator determinante - que é promover hábitos saudáveis, fomentar a qualidade de vida e fazer crescer cidadãos”.
“Este protocolo traz responsabilidades a todos nós. A nós Câmara na criação das condições para a persecução deste objetivo, aos próprios clubes de manterem e de organizarem a prática desportiva, no sentido de corresponderem àquilo que é o objetivo da instalação destes relvados sintéticos”, disse a autarca abrantina.
Segundo a presidente, os relvados sintéticos “vão servir em primeiro lugar, como é evidente, as respetivas comunidades locais, mas depois através deste protocolo, também a Câmara, através desta relação de parceria, pode pedir a utilização destes campos para iniciativas locais, regionais, nacionais e internacionais na prática do futebol ou de outras modalidades, que careçam também da necessidade daquelas infraestruturas. Portanto ambos ganham, ganhamos todos”.
“O mérito de tudo isto é dos três clubes, dos seus órgãos sociais e das respetivas comunidades que se envolveram, que criaram condições para que hoje seja possível efetivamente tirar partido deste projeto grande que se conseguiu”, finalizou Maria do Céu Albuquerque.
Presentes na cerimónia, os três dirigentes associativos (Casa do Povo do Pego, do Clube Desportivo e Recreativo de Alferrarede "Os Dragões” e do Tramagal Sport União), congratularam-se com o apoio anunciado pelo Município.
Os três novos campos deverão ser inaugurados até ao final do próximo mês de agosto.
Luís Lopes, presidente do TSU, Nuno Mateus, presidente de "Os Dragões”, Carlos Cadete, presidente da direção da Casa do Povo do Pego
Os três presidentes de Junta marcaram presença na sessão, bem como o vereador com o pelouro do desporto
Notícia relacionada: