O abrantino Pedro Marques vai liderar a Unidade Local de Saúde da Lezíria do Tejo depois de se saber que o Governo demitiu a administração desta ULS.
Pedro Marques é o presidente do conselho de administração do Hospital do Santo Espírito da Ilha Terceira, cargo que ocupa desde 2022.
Contactado pela Antena Livre o gestor confirmou o convite feito para liderar esta ULS, mas não adiantou ainda a data de entrada em funções uma vez que, primeiro, precisa de se libertar das atuais funções junto do Governo Regional dos Açores.
Depois de uma passagem pela política, em Abantes, Pedro Marques direcionou a sua vida profissional para a gestão em saúde tendo passado pela European Federation of Pharmaceutical Industries and Associations, em 2022, desempenhou diversos cargos, incluindo diretor, na multinacional farmacêutica MSD Portugal (2011 a 2021) Merck, Sharp & Dohme entre 2011 e 2021, e antes já tinha exercido as funções de diretor-executivo do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Serra d'Aire entre 2009 e 2011.
Já se sabe que acompanham Pedro Marques na sua equipa Teresa Rodrigues (diretora clínica dos cuidados hospitalares); Fátima Lopes (enfermeira diretora) e Hugo Costa (vogal financeiro, responsável pela gestão orçamental e estratégica da unidade). Falta ainda a nomeação do responsável pelos cuidados primários de saúde desta ULS.
A administração agora demitida tinha entrado em funções em fevereiro de 2024, na reorganização do Serviço Nacional de Saúde. A ULS Lezíria abrange os concelhos de Almeirim, Alpiarça, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos e Santarém.