Até ao dia 7 de setembro, a Biblioteca Municipal Alexandre O´Neill - BMO, em Constância, está a receber a exposição de artes plásticas “A Romântica Alma do Ser”, de Matilde Pratas.
Matilde Pratas nasceu a 4 de janeiro de 2006, em Bruxelas. Os pais são de Malpique e a sua mãe sempre lhe falou das suas raízes, da sua aldeia e seu do concelho.
Frequentou a escola sempre em Bruxelas, sendo Malpique e Constância vistos apenas como local de férias de verão. Mas com o passar dos anos, tanto Malpique como Constância começaram a despertar na artista os mesmos sentimentos que os pais têm pelas raízes.
Na Escola Europeia, que frequenta desde os 4 anos, cedo revelou um talento para as disciplinas de arte, sempre passeou com um caderno de esboços e assim que teve que optar pelas disciplinas que de uma maneira ou de outra determinariam o seu futuro, foi óbvia a escolha das artes (arte, infografia, história de arte).
Malpique não é mais uma aldeia de férias, mas uma aldeia de coração. Nesta exposição, o ser e a relação que tem consigo, com os outros, e com aquilo que a envolve é explorado na sua obra.
Com oito pinturas, alguns desenhos/esboços a lápis e caneta em papel, vários sujeitos são representados a fazer coisas quotidianas da sua vida. Esta é uma exposição que explora o ser no seu ambiente.