Na Biblioteca Humana os livros são pessoas que contam as suas histórias reais.
E é isso mesmo que vai acontecer este sábado, 21 de outubro, na Biblioteca Municipal da Chamusca a partir das 16 horas. É um local onde pessoas voluntárias estão disponíveis para empréstimos como se fossem livros e partilham as suas histórias com “leitores” através de conversas. É um lugar onde questões difíceis são esperadas, agradecidas e sobretudo respondidas.
Nesta Biblioteca Humana, o tema partilhado pelos livros é o Cancro da Mama. A iniciativa conta com a colaboração de quatro pessoas que voluntariamente serão “livros”, três dos quais contarão a sua história na luta contra o cancro e uma outra, que integra a Liga Portuguesa Contra o Cancro, que contará a sua história na primeira pessoa e que estará disponível para responder a questões sobre os apoios que existem para os doentes e famílias.
Esta Biblioteca Humana pretende ser um instrumento de transformação social e melhoria da qualidade de vida das pessoas envolvidas. A iniciativa assenta num processo de aprendizagem cooperativo para “livros” e leitores, sendo o maior objetivo desta o conhecimento do impacto do cancro e prevenção do mesmo.