A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) abre portas na quarta-feira, com os dois primeiros dias dedicados apenas a profissionais, numa edição em que se destacam destinos nacionais, o Turismo de Natureza e se esperam mais de 75 mil visitantes.
Entre quarta-feira e domingo, na FIL (Parque das Nações, em Lisboa), a 29.ª edição vai concentrar-se na oferta turística nacional, com a região autónoma da Madeira a surgir como destino convidado e Viseu como cidade convidada.
A organização também já anunciou a “forte aposta” de municípios que decidiram, pela primeira vez, investir em espaços próprios, como Alenquer, Barcelos, Esposende, Mafra, Nisa, Penamacor e São Pedro do Sul.
Mas entre os destinos internacionais chegam presenças inéditas no certame como a Argentina, Taipé, Zimbabué, Colômbia, África do Sul, Peru, Galiza (Espanha) e Minas Gerais (Brasil), segundo afirmou a diretora da BTL, Fátima Vila Maior, na apresentação do evento, há um mês.
Para a promoção do Turismo de Natureza, a BTL contará com uma zona com painéis ilustrativos da flora e da fauna dos parques naturais de Portugal e empresas e entidades com serviços e explicações para os interessados.
Em 2017, a “oferta de propostas deve aumentar 20 a 30%”, contabilizou a organização, com base nos pedidos dos operadores para disponibilização de mais meios tecnológicos e de mais espaço.
Se os profissionais podem deslocar-se todos os dias, com um bilhete de 10 euros, o público em geral poderá marcar presença de sexta-feira a domingo, pagando entradas que variam entre os 2,50 euros e os cinco euros.
Fátima Vila Maior informou haver empresas que criam produtos para vender especificamente na BTL, pelo que “prevê muito boas ofertas para o público” entre os 1.200 expositores.
Confirmadas estão as presenças de todas as entidades regionais de Turismo e 30 municípios, além de 42 destinos internacionais, numa área total de mais de 37 mil metros quadrados.
A BTL terá pela primeira vez um quarto pavilhão, com um espaço dedicado à gastronomia.
Como em anos anteriores, o pavilhão 1 recebe entidades nacionais de promoção, o pavilhão 2 serviços e empresas de hotelaria, e no pavilhão 3 estarão operadores e distribuidores turísticos e agências de viagens.
Na FIL haverá ainda espaço para ‘startups’ (empresas em início de atividade), programas dedicados a crianças, empresas fora da área - como seguradoras, bancos e consultoras -, e para o ‘Hosted Buyers’, que este ano traz 400 compradores internacionais, que deverão agendar, diariamente, pelo menos seis reuniões.
Também haverá prémios para ‘blogs’, exposição de projetos de ‘design’ de interiores e reforço da parceria com a Associação Empresarial de Ourém-Fátima em ano de centenário das aparições relatadas por três crianças.
Lusa
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