O incêndio que deflagra no concelho de Vila de Rei, desde o passado domingo, tinha ao final da manhã desta quarta-feira “apenas dois reacendimentos em Água Formosa e Quinta das Laranjeiras”, disse à Antena Livre Paulo Cesar Luis, vice-presidente da Câmara Municipal.
“ No concelho temos apenas alguns reacendimentos que estamos a tratar e a resolver. A frente ativa que existia no concelho de Vila de Rei passou ontem de madrugada para o concelho de Mação, pelo que no nosso território temos apenas dois reacendimentos em Água Formosa e Quinta das Laranjeiras”, salientou o vice-presidente do Município vilarregense.
O município de Vila de Rei mantém o Plano de Emergência Municipal ativo desde as 19h30 de domingo, dia em que as chamas entraram no concelho provenientes de um sinistro em Ferreira do Zêzere, tendo obrigado a evacuação de cerca de 15 aldeias e à retirada de 112 habitantes.
Segundo Paulo Cesar Luis, “desde ontem que por decisão da Proteção Civil e do Comando, as pessoas cujas aldeias tenham sido rescaldadas têm retornado a casa. Contudo, é um processo gradual e em função da avaliação de cada aldeia em particular”.
O autarca avançou ainda que há a perspetiva que 50% da mancha florestal do concelho ardeu neste incêndio que deflagrou em Zaboeira, Vila de Rei, às 18h40 de domingo
“Estamos a fazer o levantamento dos prejuízos e das necessidades por bastantes equipas no terreno, desde da área da ação social, à área das obras particulares, para fazermos o levantamento e estamos a trabalhar nesse sentido”, finalizou o vice-presidente.
De acordo com a página da Autoridade Nacional de Proteção Civil, cerca das 11:20, estavam no terreno 377 operacionais, apoiados por 124 meios terrestres e quatro meios aéreos.