O Município de Ferreira do Zêzere promove, no próximo dia 31 de julho, a edição 2022 do evento CIRIUS, iniciativa icónica que normalmente tem lugar a cada 5 anos, mas que a pandemia alterou de 2020 para 2022.
Este evento é uma das mais genuínas e originais encenações, num palco natural de 3,5 Km, ao longo dos 14 cruzeiros, com base na história e aspetos da Paixão de Cristo, entre Paio Mendes e Dornes. Trata-se de um evento cultural de teatro comunitário no qual, com encenação de Ana Paula Eusébio, se envolvem a comunidade local, as associações, as juntas de freguesias do concelho e a Câmara Municipal numa produção conjunta, que se espera que volte a atrair larga centenas de visitantes ao território.
A encenação, além da representação teatral, conta com momentos musicais, assim como com uma interpretação de canto lírico, sendo que esta iniciativa surge enquadrada na estratégia municipal de turismo cultural que, “pela diferença, pretende atrair novos públicos e potenciar as riquezas turísticas diferenciadoras do concelho, numa encenação única na Europa”.
Assim, o Município “antecipa o convite para a visita ao território por forma a que no dia 31 de julho tenham a oportunidade de assistir a uma representação teatral que junta centenas de ferreirenses e em que cada um assume papel essencial. Não há figurantes ou papéis secundários, há centenas de atrizes e atores que dão corpo e forma a texto inspirados na história transmitida até hoje de aspetos da vida de Jesus Cristo”.
A tarde termina no largo da torre pentagonal, local onde as juntas de freguesia asseguram tasquinhas e, por essa via, a disponibilização de sabores ferreirenses.
Não faltam razões, portanto, para garantir na agenda a visita a Dornes em 31 de julho próximo, com a garantia de que “assistirá a uma magnífica manifestação cultural da comunidade, marcada pela criatividade e excecionalidade”.
Foto: Rancho Folclórico da Alegria do Alqueidão de Santo Amaro