Na passada sexta-feira, 11 de maio, a Câmara Municipal de Constância e o Agrupamento de Escolas de Constância realizaram, ao final do dia, uma reunião com os encarregados de educação e com os profissionais do Centro Escolar de Santa Margarida da Coutada (CESM) e de Constância.
Segundo o Município, esta reunião teve como objetivo a apresentação dos resultados do relatório elaborado pelo Instituto Politécnico de Tomar (IPT), bem com as análises às águas pluviais, de uma fonte/açude e nascente próxima do CESM.
"O estudo do IPT foi apresentado pelo coordenador do mesmo, as análises às águas pela Diretora Técnica da A. Logos, e o parecer do Delegado de Saúde do Médio Tejo por um representante indicado pelo referido Delegado. O relatório do IPT aponta para valores de Compostos Orgânicos Voláteis acima do limite aceitável", lê-se na nota de imprensa.
Com base no relatório do IP, "o Delegado de Saúde do Médio Tejo emitiu o seu parecer no sentido da manutenção do encerramento do CESM, com vista à implementação das recomendações, indicando que o CESM só deverá voltar a abrir após a realização de um novo estudo após a concretização das medidas identificadas no Relatório".
Face a estes resultados, a Câmara Municipal decidiu que "o CESM irá manter-se encerrado, continuando os alunos a ter aulas no Centro Escolar de Constância".
"A Câmara Municipal de Constância compreende os incómodos e os constrangimentos que esta situação tem trazido às famílias e às crianças. Por este facto, o Município apela à compreensão de todos", informa ainda a nota.