Antena Livre
Deseja receber notificações?

Constância homenageou Manuela de Azevedo

11/06/2017 às 00:00

Constância homenageou Manuela de Azevedo, impulsionadora das Pomonas Camonianas, no dia do épico, dia 10 de junho.

A homenagem teve lugar no Jardim Horto de Camões, local onde a jornalista gostava de passar os seus serões. A homenagem contou com declamações e a presença de familiares e amigos. Durante a cerimónia foi realizada uma entrega de alguns bens pessoais de Manuela de Azevedo à Associação Casa Memória de Camões.

Júlia Amorim, Presidente da Câmara Municipal de Constância, referiu que ”o dia de Camões tem para nós há muitos séculos um significado muito importante, além da identidade que nos liga aos rios, Camões é outra linha identitária da nossa história coletiva”

A autarca explicou a necessidade de continuar com o trabalho dos antepassados e continuar o trabalho do “Dr. Adriano Burguete e de Manuela de Azevedo. É uma obrigação, um dever e também um prazer”.

“Este gesto simbólico da deposição da coroa de flores junto ao monumento a Camões quer dizer que Camões continua vivo. É um poeta do nosso tempo e mais que tudo estes jovens que passam por aqui são eles que nos levam a ter esperança que o nosso mundo pode ser melhor. Viva Camões, viva Constância e viva Portugal” finalizou Júlia Amorim.

“Manuela de Azevedo veio a Constância pela primeira vez em 1954 era então uma jovem jornalista do Diário de Lisboa e veio para aqui para fazer uma notícia. Fez uma visita a uma casa em ruinas que o povo dizia que tinha sido onde Camões viveu", explicou António Matias, presidente da Casa Memória de Camões.

“Ela não fazia ideia de como esta viagem lhe ia mudar a vida e como ela viria a mudar a vida de Constância. Há uma Constância antes e depois de Manuela de Azevedo. A dimensão que o poeta Camões atinge quer, no concelho quer em Portugal, deve-se ao imenso trabalho feito por ela própria”, aludiu António Matias.

 “O monumento a Camões é inquestionavelmente um ícone de Constância e devemo-lo a Manuela, foram várias as obras que publicou e o esforço que fez na divulgação de Camões”, finalizou o responsável.

 

 

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - novembro 2024
Jornal de Abrantes - novembro 2024
PUB