Antena Livre
Deseja receber notificações?

Constância: O “dia em que se juntam os amigos do Tejo todo”

17/04/2017 às 00:00

Constância vive esta segunda-feira o seu feriado municipal e o dia grande das festas do Concelho.

Nossa Senhora da Boa Viagem desceu em procissão até aos rios e benzeu embarcações e viaturas.

António Matias Coelho relembrou que esta é uma festa centenária, “que vem dos meados do séc. XVIII, sem qualquer interrupção” e que “conta a história de Constância e do Médio Tejo, dos tempos em que este sítio, como outros ribeirinhos, eram portos importantes do transporte fluvial”. “E os marítimos fizeram aqui, durante mais de 200 anos, sempre neste dia, a festa à sua protetora, a Senhora da Boa Viagem”.

Depois de anos mais complicados, os Municípios ribeirinhos parecem estar a querer manter as tradições de outrora e já se vêm mais barcos nos rios no dia de hoje, em Constância. O historiador referiu “que há-de ser assim o futuro e nós continuaremos a ter festa enquanto aqui houver rios, enquanto aqui houver gente que gosta dos rios e enquanto Constância for, como sempre foi, um ponto de encontro”.

Júlia Amorim, a presidente da Câmara Municipal de Constância, agradeceu a todos os intervenientes “por conseguirmos manter esta tradição (…) e por fazerem desta festa uma das maiores festas do Tejo”.

A autarca destacou a importância que os rios ainda têm nas nossas vidas, sendo “a nossa força identitária de todas as comunidades ribeirinhas”. “E os rios continuam a ser riqueza para todos nós mas temos que os tratar bem”, lembrou Júlia Amorim, reforçando “que este dia continue a ser um ponto de encontro em que amigos se encontram e confraternizam”.

Vítor Grácio e Rui Dias não vieram de longe. São naturais do concelho de Abrantes mas vestiram-se a rigor, fizeram a viagem de barco e contaram-nos como é sentir Constância neste dia. Vítor Grácio é natural de Mouriscas mas reside em Constância há muitos anos. “Sempre gostei do rio, sempre tive tradições ligadas ao rio e familiares que pescavam e eu, por interesse e gosto de preservar estas atividades, tornei-me pescador profissional coletivo”, explica-nos. A Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem “é o preservar de uma cultura e de uma região que eu admiro imenso, que é o nosso Ribatejo e a gente da borda d’água”.

Rui Dias veio por convite do amigo Vítor. Já conhecia a festa “do lado da terra e agora, pela primeira vez, venho pela água”. “Isto é uma festa muito gira, secular e onde se sente a comunhão entre as comunidades ribeirinhas, o que é de louvar”.  

A tradição voltou a cumprir-se em Constância no dia de Nossa Senhora da Boa Viagem, “dia em que se juntam os amigos do Tejo todo”.

Ainda esta segunda-feira, pode assistir ao concerto de Tim e ao espetáculo piromusical que irá encerrar as Festas do Concelho – Constância 2017.

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - novembro 2024
Jornal de Abrantes - novembro 2024
PUB