O centro da cidade vai apresentar-se dentro em breve com uma cara nova. Estão em curso empreitadas que irão alterar a cara da cidade, quer no aspeto estético, quer no que diz respeito ao estacionamento.
No Vale da Fontinha irá ser construído um parque de estacionamento que irá ainda permitir a a criação de uma estrutura polivalente que contribuirá para a regeneração urbana do Centro Histórico de Abrantes, conferindo uma nova função ao local.
Para além da construção de um parque de estacionamento em três plataformas com capacidade para 312 lugares, este será ainda um espaço com a possibilidade de albergar o mercado grossista semanal, a feira semanal retalhista e a Feira de São Matias, contando ainda com um arruamento urbano que irá permitir a ligação entre a Av. Dr. Solano de Abreu e a Av. 25 de Abril.
Um pouco mais acima, está em curso a empreitada de requalificação do Largo 1º de Maio, espaço compreendido entre a Avenida 25 de Abril e o Tribunal.
A área de intervenção, num total de 4 390 m2, decorre na placa central do largo e nos passeios adjacentes, mantendo-se as atuais funções de estacionamento, de circulação automóvel e local de chegada à cidade.
Neste espaço, são eliminados os elementos construídos em desníveis na zona central, de modo a tornar o Largo polivalente e haverá um reordenamento do trânsito, do estacionamento de 59 lugares e a formalização de uma praça de táxis coberta para sete viaturas. Consta ainda do projeto a requalificação e adaptação do edifício do antigo posto de turismo para instalação de equipamento de restauração e a relocalização do quiosque existente para instalação de equipamento de cafetaria.
Com esta requalificação, a Câmara Municipal tem como objetivo, “por um lado, a qualificação do espaço público com o intuito de criar melhores condições de conforto no uso do espaço e, por outro lado, a introdução de novos serviços consentâneos com as suas características e que incrementem uma utilização polivalente do espaço, salvaguardando, contudo, a identidade do ambiente urbano existente”.
A requalificação insere-se na estratégica assumida pela Câmara Municipal de regeneração urbana do Centro Histórico, em curso no Município, conferindo uma nova função ao local, numa lógica de articulação com as intervenções recentemente realizadas na envolvente, designadamente o Mercado Municipal de Abrantes e a Unidade de Saúde Familiar de Abrantes e com a que se prevê realizar no Vale da Fontinha.
O regresso dos serviços ao centro histórico de Abrantes é outro dos objetivos. Como tal, será instalada na Rua Nª Sra. da Conceição, no piso superior ao atual edifício da Unidade de Saúde Familiar D. Francisco de Almeida, a Loja do Cidadão. Juntará no mesmo espaço, numa área de 700 metros quadrados, em open space, os recursos da administração central e da administração local, “concretizando uma resposta célere, inclusiva e próxima, com benefícios para toda a população, nomeadamente para os cidadãos e para as empresas”.
A opção pela localização no coração da cidade pretende também atrair pessoas ao Centro Histórico e, ao mesmo tempo, criar condições de regeneração urbana e sinergias entre os vários serviços que estão a ser instalados nesta área da cidade.