Antena Livre
Deseja receber notificações?

Sertã: Feriado Municipal comemorado com diversas atividades

6/07/2022 às 12:44

O Município da Sertã comemorou o Feriado Municipal do Concelho, 24 de junho, dia que evoca o nascimento de Nuno Álvares Pereira. As comemorações iniciaram pela manhã com o Hastear da Bandeira Nacional no Edifício dos Paços do Concelho, na Sertã, seguindo-se a Eucaristia de celebração do nascimento de Nuno Álvares Pereira, no Seminário das Missões, em Cernache do Bonjardim. Seguiu-se a colocação de coroa de flores junto à estátua de D. Nuno Álvares Pereira, com a participação dos Bombeiros Voluntários de Cernache do Bonjardim e da Filarmónica Aurora Pedroguense. Mais tarde, no edifício da Junta de Freguesia de Pedrógão Pequeno, decorreu a inauguração da Rota Botânica, no âmbito do Projeto Territórios 5 Sentidos, que envolve os Municípios da Sertã, Castanheira de Pera e Pombal.

Manuel Dias, presidente de Junta de Freguesia de Pedrógão Pequeno, deus as boas-vindas e mostrou-se bastante satisfeito pela criação da Rota Botânica em Pedrógão Pequeno, que vem potenciar o turismo de natureza naquele território.

Carlos Alberto de Miranda, presidente da Câmara Municipal da Sertã, considerou que a “Rota Botânica permite valorizar o património que nós temos, permitindo interpretar o nosso território através das árvores e plantas. (…) Surge integrada numa rota já existente em Pedrógão Pequeno, o Percurso Pedestre Trilhos do Zêzere, “que já de si é muito interessante e, assim, fica ainda mais valorizado. Já é uma rota bastante procurada e as pessoas têm uma nova oportunidade para revisitar a paisagem, agora à luz de uma nova interpretação que é feita a partir deste projeto”, referiu Carlos Alberto de Miranda. O autarca sublinhou também que “o destaque regional e nacional que este projeto irá ter dará certamente mais força a esta rota e à vila de Pedrógão Pequeno.”

Carlos Alberto de Miranda congratulou-se pela descentralização da comemoração do Feriado Municipal e referiu que “devemos sentir-nos muito honrados e orgulhosos em celebrar a figura de Nuno Álvares Pereira, uma figura maior da História de Portugal, o homem que foi numa primeira fase exemplo de coragem e liderança e, numa segunda fase da sua vida, exemplo de generosidade. Foi alguém que viveu a vida com uma enorme sabedoria e um homem que deve ser uma referência moral para todos nós”, concluiu o presidente da Câmara Municipal da Sertã.

Dora Vitória, do Sector de Turismo da Câmara Municipal da Sertã contextualizou o projeto Territórios 5 Sentidos, que une os Municípios da Sertã, Castanheira de Pera e Pombal. Tem como objetivo a promoção artística e coesão territorial, com a criação de roteiros turísticos intermunicipais de âmbito cultural, orientados para a valorização da componente histórica e natural dos territórios. A Rota Botânica possui um circuito de 1,1km na vila de Pedrógão Pequeno, estendendo-se por mais 5,4km no vale do Cabril, convidando à descoberta de 12 espécies botânicas: Camélia, Liquidâmbar, Figueira-da-Índia, Gilbardeira, Castanheiro-da-

India, Tília, Lódão-bastardo, Oliveira, Amoreira, Giesta, Urze e Sobreiro.

Fernanda Botelho, especialista em Botânica, que realizou o levantamento científico das espécies botânicas integrantes da rota, referiu que a Rota Botânica é “extremamente importante para levar as pessoas para a natureza, especialmente os mais jovens” (…), “porque a natureza cura. As plantas são cultura (…) e este projeto é muito importante porque leva as pessoas a conhecer, a reconhecer e a valorizar o seu património”, finalizou.

A apresentação da Rota Botânica marcou o arranque da “Rota Olhares e Contares do Lado de Lá”, a que se seguiu, à tarde, o Festival de Estátuas Vivas na Alameda da Carvalha, na Sertã. Durante a tarde foi possível apreciar sete estátuas: Homem Pedra, Casal Real, Força da Natureza, Figura Quase Impossível, Cauteleiro, Guerreiro Medieval e Vendedor de Castanhas.

A terminar o Feriado Municipal, o Pavilhão Desportivo Municipal da Sertã acolheu a final do Torneio Luís Gouveia, do qual saiu vencedora a equipa H. N. Automóveis. A classificação ficou ordenada da seguinte forma: 1 - Hugo Nunes Automóveis; 2 - Talho Simões; 3 - ASCSCDR Maljoga; 4 - Intermarché PAN.

Foram atribuídos os troféus Melhor Marcador a João Farinha (Hugo Nunes Automóveis), Melhor Jogador a Diogo Farinha (Talho Simões), Melhor Guarda Redes a Marco Godinho (Hugo Nunes Automóveis) e o troféu Fair-Play à equipa CCRDST Codiceira. Na entrega dos prémios esteve presente Rui Antunes, vice-presidente da Câmara Municipal da Sertã, e Manuel Gouveia, pai de Luís Gouveia, jogador de futebol sertaginense em memória do qual se realiza o Torneio de Futsal.

As comemorações do Feriado Municipal encerraram a 26 de junho, domingo, com o concerto “Cantar a Terra, Segue-me à Capela”, projeto comunitário que levou a música tradicional à Igreja Matriz de Cernache do Bonjardim. Além do grupo “Segue-me à Capela”, integraram o concerto elementos da população que participaram nas oficinas de cantares tradicionais que se realizaram nos dias que antecederam o concerto. Integrado no Projeto "Caminhos das Pessoas" da Programação Cultural em Rede do Médio Tejo, este espetáculo realizou um périplo por cantares tradicionais, recuperando temas do cancioneiro tradicional português.

Fotos: Município da Sertã

Galeria de Imagens

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - novembro 2024
Jornal de Abrantes - novembro 2024
PUB