Cernache do Bonjardim recebe já neste mês de outubro a terceira edição do Festival Gastronómico Peixe do Rio. Promovido pelo Município da Sertã e União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais, esta iniciativa traz novidades este ano.
Assim, de 18 a 20 e de 25 a 27 de outubro, o Festival Gastronómico decorrerá em quatro restaurantes aderentes, localizados na União de Freguesias local, que terão nas suas ementas diversas iguarias que apresentam o peixe do rio como principal ingrediente. A programação do cartaz conta ainda com a iniciativa “Refeições nas Associações”, que acontece a 20 de outubro na sede do Centro Social Cultural Recreativo e Desportivo do Trízio, e a 27 de outubro, na Várzea de Pedro Mouro, para além de várias iniciativas culturais. A edição deste ano contempla a iniciativa AVINHARTE, nos dias 19 e 20, no Jardim da Casa Atelier Tullio Victorino: os vinhos e outros produtos regionais têm assim um palco próprio e programação relacionada com a temática.
A apresentação do Festival Gastronómico Peixe do Rio decorrerá no dia 17 de outubro, às 18 horas, no Parque de Merendas da Várzea de Pedro Mouro. A ocasião será marcada pelas intervenções de Carlos Miranda, presidente da Câmara Municipal da Sertã e de Maria João Ribeiro, presidente da União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais, e pela apresentação das iguarias de peixe dos restaurantes aderentes: “Grelha 3”,”Cimo da Vila”, “Tasco da Célia” e “Sr. Cozinheiro” (disponível para os hóspedes do alojamento “Canto do Zêzere”, ou ao domicílio por reserva antecipada). O Festival arranca nos restaurantes aderentes dia 18 de outubro (sexta-feira) às 12 horas.
Carlos Miranda, presidente da Câmara Municipal da Sertã, sublinha a aposta neste Festival Gastronómico como fator dinamizador da restauração local: “o objetivo é valorizar o peixe do rio e incentivar os restaurantes a manter esta iguaria nas suas ementas”. Em relação às novidades para este ano, Carlos Miranda frisa que o AVINHARTE “vem dar continuidade ao trabalho desenvolvido junto dos produtores de vinho, não só alavancando a promoção dos vinhos e do território, mas também trazendo especialistas do sector que vêm enriquecer e dar continuidade ao trabalho que tem sido feito no terreno”. O autarca acrescenta que será “mais uma montra de excelência para a divulgação e promoção dos vinhos locais e de todo o tipo de produtos endógenos da região”.
No total, poderão ser degustados sete pratos distintos, preparados com peixe do rio nos restaurantes aderentes: Sopa de Peixe do Rio (Grelha 3), Peixe frito com migas e arroz de feijão e Lúcio-perca grelhado com legumes (Cimo da Vila), Ensopado de Peixe do Rio (Tasco da Célia), Peixe do Rio frito com açorda de tomate assado no forno, Espetada de Lúcio-perca em pau de Louro com papas de milho e salada da horta e Malandrinho do Rio (Sr. Cozinheiro). Além dos pratos servidos nos restaurantes aderentes, haverá “Refeições nas associações” aos domingos, com Peixe do Rio frito para o almoço: dia 20, na sede do Centro Social Cultural Recreativo e Desportivo do Trízio, com animação do Grupo Seca Adegas a partir das 15 horas; e no dia 27, na Associação da Várzea de Pedro Mouro, com animação do Grupo de Música Popular de Cernache do Bonjardim a partir das 16 horas.
No que diz respeito à animação cultural, o Festival Gastronómico Peixe do Rio apresenta “O fluviário vai à escola” – uma plataforma pedagógica com o maior aquário móvel da Europa. Com dois dias dedicados em exclusivo às escolas (17 e 18 de outubro), no dia 19, abre ao público em geral com sessões às 14h30 e às 16h30.
No dia 19, inicia-se o AVINHARTE, no Jardim da Casa Atelier Tullio Victorino, em Cernache do Bonjardim. Neste dia, o programa inclui uma mesa redonda, às 15 horas, alusiva ao tema “Importância do Setor Vinícola para o Território”, com a presença de Carlos Miranda, Maria João Ribeiro, do enólogo Fábio Fernandes, Carlos Antunes da APROSER – Associação de Produtores do Concelho da Sertã e moderação do jornalista Rui Lopes. Às 16h30 haverá uma prova de vinhos comentada com Filipa Baião. A programação deste dia prossegue com um showcooking com o Chef Victor Felisberto, às 18 horas, e culmina com o concerto ContraCantos de Miguel Calhaz, pelas 21h30.
No domingo, dia 20, a programação do AVINHARTE inicia-se com uma mostra de Produtos Regionais, que acontece entre as 10 e as 18 horas, no Jardim da Casa Atelier Tullio Victorino. À tarde haverá workshop para crianças com o Sr. Cozinheiro, às 15 horas e, entre as 16 e as 20 horas, decorrerá o Sunset Vínico ao som do Dj Kadiv.
A programação cultural do Festival Gastronómico Peixe do Rio prossegue a 25 de outubro, sexta-feira, com uma Noite de Fados no anfiteatro do Fontanário Libânio Vaz Serra, com a fadista Dora Maria, às 21 horas. A 26 de outubro, o Auditório da União de freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais, acolhe a primeira edição da Jornada ao Rio. Alusiva à temática “a promoção do rio enquanto recurso importante para o desenvolvimento económico e a proteção do rio e da sua biodiversidade”, a iniciativa contará com a participação de Fernando Queirós Monteiro, professor adjunto na Escola Superior Agrária de Castelo Branco, Leonel Barata, da empresa “Bem Amanhado” – Conserveira do Interior, Lda, e um representante do ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, que abordará “Pesca Lúdica e Pesca Desportiva – Métodos e Licenças”. A moderação ficará a cargo de Cristina Nunes, vereadora da Câmara Municipal da Sertã. Mais tarde, às 18 horas, o Seminário das Missões, em Cernache do Bonjardim, acolhe o showcooking com o chef Leonel Barata, seguindo-se, às 20 horas, o jantar com animação musical (com inscrições prévias obrigatórias).
O último dia do Festival Gastronómico Peixe do Rio, a 27 de outubro, faz-se precisamente no rio, com passeios de barcos. Entre as 9 e as 12 horas acontecem os “Passeios Sonoros”, com Luís Antero (inscrições limitadas a 27 pessoas), tendo como local de encontro a Associação da Foz da Sertã. Já às 15 horas, haverá passeio de barcos de três tábuas com concerto de Pedro Bargão, Rui Aziago e Alberto Rodrigues (inscrições limitadas a 15 pessoas). As inscrições para estes passeios de barco, assim como para o jantar do dia 26, podem ser feitas na sede da União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais, presencialmente ou através dos contactos 274 809 318 ou j.f@jf-cernachebonjardim.pt.