Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Incêndio/Mação: Proteção Civil faz “defesa perimétrica” para proteger habitações

27/07/2017 às 00:00

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) informou ter “todos os meios disponíveis a fazer defesa perimétrica” na vila de Mação, no distrito de Santarém, devido ao incêndio que lavra na zona e ameaça habitações.

“Temos todos os meios disponíveis a fazer defesa perimétrica nesta área, sem haver, para já, informação de danos de maior. Há muito vento no local. Estamos a proteger as habitações na vila de Mação e todos os recursos estão de facto alocados neste momento a esta zona”, disse à agência Lusa, cerca das 23:30 de quarta-feira, a adjunta de operações da ANPC Patrícia Gaspar.

De acordo com a responsável da Proteção Civil, o fogo que se aproxima do centro de Mação integra o grande incêndio da Sertã, que deflagrou na tarde de domingo no concelho da Sertã e alastrou a Proença-a-Nova e a Mação.

“O incêndio da Sertã é o que nos últimos dias tem chegado por diversas vezes junto de algumas povoações, algumas aldeias pequenas um pouco espalhadas por todo esta área por onde tem lavrado”, indicou Patrícia Gaspar.

Pelas 23:30 de quarta-feira, encontravam-se em curso “dez ocorrências de incêndios florestais” em todo o país, das quais quatro expiravam “maior preocupação”, nomeadamente o grande fogo da Sertã, o incêndio de Marmeleiro (também no concelho da Sertã) e os dois fogos no distrito de Portalegre, nos concelhos de Gavião e de Nisa.

“São as quatro ocorrências que neste momento estão ativas e com maior atividade, onde temos mais meios concentrados”, frisou.

Em relação ao incêndio da Sertã, que lavra em Várzea dos Cavaleiros, “que é o grande incêndio que afeta os concelhos da Sertã, Proença-a-Nova e Mação, mantém-se ativo e é aquele onde neste momento está concentrado o maior número de meios: 1.225 operacionais, apoiados por 338 veículos”, informou a adjunta de operações da Proteção Civil.

Já o incêndio de Vale de Coelheiros, em Castelo Branco, “ficou dominado já no início da noite”, assim como o fogo de Mantela, no concelho de Mação, que já está dominado “há algumas horas”.

Lusa

Crédito foto: Fábio Bonacho

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - novembro 2024
Jornal de Abrantes - novembro 2024
PUB