“A situação continua muito preocupante, terrível, muito terrível”, disse à Antena Livre António Louro, vice-presidente do Município de Mação.
O autarca avançou que neste momento foram evacuadas populações de Zimbreira, Quebrada e Caratão.
Nuno Oliveira, comandante de sala do CDOS de Santarém, referiu que o fogo continua com várias frentes ativas: “O incêndio continua em curso. Estamos a colocar meios no local”, afirmou o responsável, acrescentando que “há diversas populações evacuadas” por todo o concelho.
As chamas estão a ser combatidas por 1141 operacionais, apoiados por 325 viaturas.
Esta tarde, no local, Vasco Estrela, presidente da CM de Mação, referia à Antena Livre que “por mais meios que tenhamos, quando o fogo atinge determinadas situações, nada há a fazer e temos esta consequência. E isto só vem provar a insustentabilidade desta situação. Vem provar aquilo que disse e que escrevi ao Sr. Presidente da República - que as situações que estamos a viver no concelho de Mação, de evacuar aldeias, de aldeias inteiras poderem arder, são situações reais para as quais o país e os responsáveis políticos têm de se preparar e de assumir em prol da verdade e em prol das populações”.
*Em atualização
Crédito: Diogo Wahnon