A Infraestruturas de Portugal (IP) dá conta que foram concluídos os trabalhos de reabilitação da Ponte sobre o Rio Torto, localizada na EN 363, em Bemposta, no concelho de Abrantes.
A empreitada envolveu um investimento de cerca de 300 mil euros, e compreendeu a intervenção ao nível dos encontros e a reabilitação geral das estruturas de betão, reforçando as condições de estabilidade e segurança da travessia situada ao Km 0,139 da EN363.
De acordo com a IP. "com a sua concretização estão assegurados os adequados níveis de qualidade, fiabilidade e segurança da infraestrutura rodoviária, ao serviço da mobilidade das populações."
De referir que em abril houve uma ação que envolveu diversos organismos, entre eles o Comando Sub-regional do Médio Tejo da Proteção Civil e o Exército através do Regimento de Apoio Militar de Emergência (RAME) e, de acordo com Manuel Jorge Valamatos, que participação do próprio Chefe de Estado-Maior do Exército, General Mendes Ferrão para a instalação de uma estrutura militar enquanto decorresse a intervenção da IP.
A ponte militar foi montada pelo Regimento de Engenharia N.º 1. Trata-se de uma ponte militar TREADWAY de 14,50 metros que permitiu à população local o acesso aos apoios sociais, a cuidados médicos e às escolas.
Ponte militar que funcionou até dia 17 de julho
De acordo com informação do Exército, esta estrutura, instalada pela Companhia de Pontes, permitiu a circulação, em segurança, da população das localidades de Vale das Mós, Brunheirinho, Vale de Horta e S. Facundo, com a localidade de Bemposta, bem como a circulação para o distrito de Portalegre.
Ainda segundo fonte militar a ponte esteve em funcionamento até ao dia 17 de julho, ou seja, até à última quarta-feira.