No ano em que a Freguesia de Ortiga comemora 90 anos, João de Matos Filipe foi o convidado do espaço "À Conversa com..." da passada sexta-feira, 23 de março, que teve lugar no Centro Cultural Elvino Pereira.
O investigador da história e das artes da sua freguesia, Ortiga, apresentou uma pequena resenha histórica de Ortiga, desde um conjunto de povoados dispersos no início do século XX à freguesia que se formou.
João Filipe sublinhou o esforço que os ortiguenses fizeram para que Ortiga fosse elevada a freguesia, sublinhou a capacidade de organização e a necessidade da atuação do associativismo para o desenvolvimento das localidades e, com base em documentos históricos, ressalvou algumas personalidades de Ortiga e o seu contributo para aquela freguesia.
João Matos Filipe nasceu em Ortiga em 1947. É licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, embora a sua atividade profissional não fosse desenvolvida primordialmente na área académica, sempre se manteve ligado à investigação, inicialmente colaborando em equipas de trabalho e mais tarde assumindo esse tipo de atividades como investigador independente.
É autor do livro “Cultura e Artes da Pesca Tradicional no Rio Tejo” – em Ortiga - Mação.
O próximo "À conversa com..." terá lugar dia 27 de abril tendo como convidado Miguel Matias com o tema "Direito Penal e Defesa dos Direitos Fundamentais".
O "À conversa com..." decorre na última sexta-feira de cada mês, às 21h00, no Auditório de CC Elvino Pereira.